Emergência da liderança relacional em processos integrativos de fusões e aquisições em organizações intensivas em conhecimento

Autores

  • Solange Maria da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patricia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina
  • Micheline Guerreiro Krause Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Os processos de fusões e aquisições (F&A) em organizações intensivas em conhecimento apresentam relevantes desafios na fase de integração do conhecimento, o que pode comprometer o desempenho esperado e a geração de valor para os diferentes stakeholders das organizações adquirentes e adquiridas. Nesses contextos de F&A, as análises sobre a liderança são raras, o que pode ser constatado nas recentes buscas na literatura disponível. Outra lacuna que merece atenção é a escassez de publicações que abordam os termos combinados sobre fusões e aquisições, liderança e organizações intensivas em conhecimento. Por conta disso, nosso principal objetivo é compreender como a emergência da liderança relacional pode contribuir para a integração de conhecimentos em processos de F&A, em organizações intensivas em conhecimento. Salientamos a importância da gestão do conhecimento e da emergência de liderança compreendida como um processo que ocorre nas interações humanas e que devem ser intencionalmente promovidos. O estudo é orientado pela abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, tendo como fonte de dados a revisão narrativa da literatura e dados empíricos secundários. O resultado das análises identifica que o processo de integração pode ser facilitado pela emergência da liderança relacional, que constitui uma nova realidade organizacional e novos significados que geram valor para clientes, colaboradores, investidores e demais públicos envolvidos.

Biografia do autor

Solange Maria da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Docente, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Araranguá, SC, Brasil.

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Docente do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Micheline Guerreiro Krause, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Pós-doutoranda no Pograma de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

10/03/2022

Como citar

da Silva, S. M. ., de Sá Freire, P. ., & Guerreiro Krause, M. . (2022). Emergência da liderança relacional em processos integrativos de fusões e aquisições em organizações intensivas em conhecimento. Inclusão Social, 14(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5889