O ensino de arquivos, Arquivologia e direitos humanos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i1.6388Palavras-chave:
arquivologia, direitos humanos, educaçãoResumo
Nas últimas décadas, a relação entre arquivos, Arquivologia e direitos humanos tem sido tema frequente de trabalhos técnicos, publicações e eventos, tanto no Brasil, quanto no exterior. Em que pese a expansão desta temática no campo, ainda é baixa sua incidência no ensino da área. Tendo em vista este panorama, o presente ensaio tem por objetivo analisar a presença/ausência de conteúdos e componentes curriculares vinculados aos direitos humanos nos cursos de Arquivologia do Brasil e seus atravessamentos. O ensaio baseia-se em um conjunto de perguntas provocadoras a respeito do tema: por que ensinar direitos humanos em cursos de Arquivologia? Como os cursos de Arquivologia do Brasil estão trabalhando com a temática dos direitos humanos? Quais os desafios para o ensino de arquivos, Arquivologia e direitos humanos? E quais são suas perspectivas? A partir destas reflexões,o ensaio visa contribuir para os sempre necessários debates a respeito da estruturação e reforma de projetos pedagógicos e matrizes curriculares dos cursos de Arquivologia do país.
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