Dra Exposições curriculares do Curso de Museologia da Universidade de Brasília e a formação para a inclusão social

Autores

  • Monique Magaldi Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Dra. Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6396

Palavras-chave:

museologia, inclusão social, exposições, formação

Resumo

O presente artigo compreende as exposições museológicas realizadas por meio da matriz curricular Museologia e Comunicação 4 do curso de graduação em Museologia da Universidade de Brasília, com destaque para as exposições com temas voltados para a inclusão social de pessoas negras, população LGBTQIA+ e corpos dissidentes. As práticas expositivas mobilizam estudos e pesquisas, objetos e lugares, pessoas da universidade, da cidade e do entorno e fazem das exposições curriculares importantes ferramentas de diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Consideram-se aqui, os impactos dessas práticas de ensino na formação dos profissionais do campo dos museus e da museologia na perspectiva de uma sociedade mais inclusiva. 

Biografia do Autor

  • Dra., Universidade de Brasília

    Doutora em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (IDA/UnB) com ênfase em Arte Contemporânea. Mestra em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA) com ênfase em História e Teoria da Arte. Bacharela em Museologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA com habilitação em Museus de História e Museus de Arte. É professora do Curso de Museologia da Faculdade de Ciência da Informação da UnB e membro do Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória (CNPq) nas linhas de Teoria e Prática Museológica e Cultura, Arte e Memória. Trabalha com temas relacionados a museus e coleções, curadorias e exposições museológicas com abordagens voltadas para museologia e memória social, fundamentos e crítica da arte, estudos de gênero, raça e classe.

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Publicado

20/12/2024

Como Citar

Dra Exposições curriculares do Curso de Museologia da Universidade de Brasília e a formação para a inclusão social. (2024). Inclusão Social, 16(2). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i2.6396