Aplicação dos princípios fair no tratamento de imagens médicas:

uma proposta de aplicação com foco no ensino inclusivo

Autores

  • Antonio Victor Rodrigues Botão Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thayron Rodrigues Rangel Instituto Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v14i2.6518

Palavras-chave:

inclusão social, princípios fair, acessibilidade, objeto de aprendizagem, ensino

Resumo

Aborda a questão do uso de imagens no ensino da medicina e o reuso do material imagético como recurso didático, visando a implementação da inclusão social. A pesquisa advém de estudo anterior sobre imagens, sua representação e recuperação em sistemas de informação e aprimora-se no tocante ao estudo dos esquemas de metadados descritores de imagens, de imagens médicas e de objetos de aprendizagem. Objetiva demonstrar como a aplicação dos Princípios FAIR no levantamento, descrição e comparação de esquemas de metadados,  no ensino da medicina, podem colaborar com a adoção da inclusão social.  Apresenta como base as categorias: achável, acessível, interoperável e reusável para a construção das discussões sobre a aplicação da inclusão social e da acessibilidade às pessoas com deficiência.  Como procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório de cunho teórico e qualitativo. Para a realização da pesquisa bibliográfica utilizou-se recursos bibliográficos (nacionais e internacionais) e a pesquisa documental em fontes de informação primária, como: atos jurídicos, atos normativos, modelos de acessibilidade, dentre outros . Conclui-se que a falta de um padrão de metadados oficial para o tratamento de imagens médicas e sua adequação aos princípios FAIR no ensino da medicina, deixa o país carente de recursos tecnológicos e didáticos para a otimização da formação inclusiva dos profissionais médicos.

Biografia do Autor

  • Antonio Victor Rodrigues Botão, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - IBICT-UFRJ e exerce a função de Professor Adjunto do Magistério Superior do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - CBG-FACC-UFRJ. Possui Mestrado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro - IBICT-UFRJ (2011), Pós-Graduação em Organização do Conhecimento para Recuperação da Informação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008) e graduação em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (1998). Pesquisador na área de Arquivologia, Documentação e Informação com foco em materiais imagéticos e suas aplicações. Ministra Arquivologia em cursos preparatórios para concursos públicos e Metodologia da Pesquisa em curso de Pós-graduação. Possui experiência na área de organização da informação em acervos documentais, no ensino das práticas arquivísticas em instituições privadas. Exerceu funções de Professor Assistente Temporário do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense -IACS-GCI-UFF (2011-2013), Professor Assistente Temporário do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FACC-UFRJ (2012-2013) e Professor da disciplina Gestão Arquivística de Documentos Eletrônicos em Estágio em Docência Superior na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2010 e 2014).

    Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6330261299374061

  • Thayron Rodrigues Rangel, Instituto Federal do Rio de Janeiro

    Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCI/UFF), Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (IBICT/UFRJ), Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência eTecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO e em Biblioteconomia com ênfase em Memória Social pela mesma universidade. Atua como Técnico de Arquivo no IFRJ e como Professor do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Tem interesse no campo de Acesso e Acessibilidade em unidades de informação, Estudos de Usuário e Usos Informacionais e Gestão de Unidades de Informação. Possui ainda, interesse nas áreas e diálogos sobre informação, memória e formação profissional; aspectos políticos e da informação, com foco nos profissionais de informação, na áreas de Arquivologia e Biblioteconomia. (Texto informado pelo autor)

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Publicado

17/12/2024

Como Citar

Aplicação dos princípios fair no tratamento de imagens médicas:: uma proposta de aplicação com foco no ensino inclusivo. (2024). Inclusão Social, 14(2). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v14i2.6518