Aplicação dos princípios fair no tratamento de imagens médicas:
uma proposta de aplicação com foco no ensino inclusivo
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v14i2.6518Palavras-chave:
inclusão social, princípios fair, acessibilidade, objeto de aprendizagem, ensinoResumo
Aborda a questão do uso de imagens no ensino da medicina e o reuso do material imagético como recurso didático, visando a implementação da inclusão social. A pesquisa advém de estudo anterior sobre imagens, sua representação e recuperação em sistemas de informação e aprimora-se no tocante ao estudo dos esquemas de metadados descritores de imagens, de imagens médicas e de objetos de aprendizagem. Objetiva demonstrar como a aplicação dos Princípios FAIR no levantamento, descrição e comparação de esquemas de metadados, no ensino da medicina, podem colaborar com a adoção da inclusão social. Apresenta como base as categorias: achável, acessível, interoperável e reusável para a construção das discussões sobre a aplicação da inclusão social e da acessibilidade às pessoas com deficiência. Como procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo exploratório de cunho teórico e qualitativo. Para a realização da pesquisa bibliográfica utilizou-se recursos bibliográficos (nacionais e internacionais) e a pesquisa documental em fontes de informação primária, como: atos jurídicos, atos normativos, modelos de acessibilidade, dentre outros . Conclui-se que a falta de um padrão de metadados oficial para o tratamento de imagens médicas e sua adequação aos princípios FAIR no ensino da medicina, deixa o país carente de recursos tecnológicos e didáticos para a otimização da formação inclusiva dos profissionais médicos.
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