Contrapondo narrativas desinformativas a partir da Competência em Informação e em Mídia, dos Estudos Culturais e da Documentação Popular

Autores

  • Camila Araújo dos Santos Universidade Estadual de Londrina image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v18i2.7259

Palavras-chave:

competência em informação e em mídia, estudos culturais, documentação popular, desinformação, protagonismo

Resumo

Neste artigo, traçamos uma reflexão inicial sobre a relação dialógica entre as características da documentação popular junto aos princípios da Competência em Informação e em Mídia e à teoria dos Estudos Culturais como processos e ferramenta educativo-críticos que proporcionam o protagonismo do sujeito em relação à contraposição das narrativas desinformativas. O estudo, de natureza básica, caráter exploratório e descritivo com uso da pesquisa bibliográfica quantos aos seus procedimentos, demonstrou que, a partir do valor político e educativo do documento popular, junto à Competência em Informação e em Mídia e aos Estudos Culturais, o sujeito, em seu agir protagonista, com uso de questionamentos, tem condições críticas de articular, junto à outras fontes informacionais e midiáticas, as imposições e os vieses políticos, sociais, culturais e educacionais das estruturas de poder, dos discursos hegemônicos e das narrativas desinformativas.

Biografia do Autor

  • Camila Araújo dos Santos, Universidade Estadual de Londrina

    Doutora e Mestra em Ciência da Informação pelo PPGCI - UNESP – Marília/SP. Bacharel em Biblioteconomia pela UNESP-Marília. Tem atuado como docente nos cursos de Biblioteconomia e de Arquivologia no ensino público superior. Possui experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Competência em Informação (CoInfo), Competência Midiática, modelos e referenciais (framework) para institucionalização da CoInfo, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores nos âmbitos informacional, educacional, midiático, cultural, social e organizacional, Mediação da Informação e do Conhecimento e Atuação Profissional em Biblioteconomia. Colunista do website da área de Ciência da Informação 'Infohome - OFAJ' com o tema “Competência em Informação”.

    https://orcid.org/0000-0002-0957-7012

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Publicado

04/09/2025

Edição

Seção

Dossiê: Documentação popular