Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital

Authors

  • Barbara Coelho Neves UFBA

Keywords:

Inclusão digital, mediação, mediador humano, TIC - Formação

Abstract

Compreende-se neste texto que o monitor é um elemento-chave para potencializar as transformações requeridas pelas propostas que objetivam a inclusão por meio da via do acesso em espaços públicos às tecnologias de informação e  comunicação. Para tanto, procurou-se apresentar a importância de algumas ações de formação e orientação embasadas na perspectiva de mediação, fundamentadas em Vigotski, adaptadas para a realidade da inclusão digital. Para respaldar o trabalho com elementos concretos, apresentam-se alguns resultados da pesquisa que procurou observar aspectos da mediação humana nos pontos de inclusão digital (PID) localizados nas cidades da Bahia que exibem o maior grau de inclusão digital.

Palavras-chave
Cibercultura. Inclusão digital. Formação aberta. Mediação. Mediador humano. TIC – Formação.

Training and guidance: mediation aspects in the context of digital inclusion

Abstract
We understand this text that the monitor is a key element to provide the transformations required by the proposals that focus on inclusion for increased development by means of public access ICT. For this, we tried to present the importance of training activities and guidance based on understanding the concept of mediation, adapted to the reality of digital inclusion and illustrated with some results of research that sought to observe these aspects of the PID in the state of Bahia.

Keywords
Ciberculture. Digital inclusion. Mediation. Human mediator. Training – ICT.

Author Biography

  • Barbara Coelho Neves, UFBA
    Doutoranda em educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestra em ciência da informação. Colunista do Brasil Diário de Tecnologia & Informação – Salvador, BA.

Published

28/11/2012

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Formação e orientação: aspectos da mediação no universo da inclusão digital. (2012). Inclusão Social, 5(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1665