A curricularização da extensão como oportunidade para promoção da inovação social e inclusão social
Abstract
As pesquisas, políticas e práticas referentes à inovação social cresceram rapidamente nas últimas décadas. Por meio dessa prática inovativa tem-se enfrentado desafios sociais complexos, como pobreza, desemprego, mudanças demográficas e climáticas. Dentro da educação superior brasileira, devido ao Plano Nacional de Educação (2014-2024), a extensão ganhou status curricular e passa a ser compulsória a criação de pontes entre as instituições de ensino superior e a sociedade. Diante deste contexto, o objetivo desse artigo é mapear as relações entre inovação social e inclusão social para a curricularização da extensão. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, cujo resultados demonstram a relação intrínseca entre inovação social e inclusão social e convergem para a compreensão de como a extensão na educação superior pode alcançar novos patamares, por meio da sua curricularização e se tornar um campo fértil para inovar socialmente e gerar a inclusão social.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Fabiana de Agapito Kangerski, Márcia Prim, Andreia de Bem Machado, Gertrudes Aparecida Dandolini
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.