Inclusão social no ambiente digital: ressonâncias nos museus e no patrimônio

Authors

  • Teresa Cristina Scheiner Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6480

Keywords:

museus, patrimônio

Abstract

O artigo aborda aspectos e dispositivos inovadores das tecnologias digitais, buscando analisar seu
impacto e ressonância sobre as práticas em museus e áreas patrimonializadas, a fim de compreender
como - e em que medida - eles contribuem para incentivar e amplificar as abordagens inclusivas na
prática museológica e patrimonial. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e textual, com breve
análise do pensamento de autores que vêm pesquisando o tema da inclusão digital, bem como de
documentos sobre o desenvolvimento humano. Os indicadores apresentados permitem apontar como
essas tecnologias estão sendo aplicadas ao campo dos museus e do patrimônio. Os resultados
incluem exemplos de alternativas que podem representar ganhos e avanços na relação entre
museus, áreas patrimonializadas e as novas mídias digitais. Conclui recomendando a relativização de
conceitos e abordagens, lembrando que as práticas inclusivas não se vinculam obrigatoriamente ao
ambiente digital; e que a inclusão social em meio digital só se dará de forma legítima se permitir o
exercício das liberdades individuais.

References

AGENCIA IBGE NOTÍCIAS. Um em cada quatro idosos tinha algum tipo de deficiência em 2019. [S. l.], 2021. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/31447. Acesso: 15 jun. 2023.

ALMEIDA, G. R. Ecomuseu Ilha Grande: entre ações, desafios e conflitos. In: SCHEINER, T.; GRANATO, M. (org.). Museus e museologia na América Latina: compartilhando ações para a pesquisa, a qualificação profissional e a valorização de estratégias inclusivas. Rio de Janeiro: UNIRIO/PPG-PMUS/MAST, 2020. p. 129-150.

AWS - Amazon Web Services. O que é a tecnologia blockchain? [S. l.], c2023. Disponível em: https://aws.amazon.com/pt/what-is/blockchain/?aws-products-all.sort-by=item.additionalFields.productNameLowercase&aws-products-all.sort-order=asc. Acesso: 14 jun. 2023.

BRASIL. Decreto nº 10.782, de 30 de agosto de 2021. Altera o Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018, que institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Brasília: Presidência da República, [2021].

BRASIL. Decreto nº 9.804, de 23 de maio de 2019. Altera o Decreto nº 9.319, de 21 de março de 2018, que institui o Sistema Nacional para a Transformação Digital e estabelece a estrutura de governança para a implantação da Estratégia Brasileira para a Transformação Digital. Brasília: Presidência da República, [2019].

BRASIL. GOV.br. Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Inclusão digital: Iniciativas de inclusão digital do governo brasileiro; banda larga; infraestrutura de TIC. [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/inclusao-digital. Acesso: 23 jun. 2023.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: Presidência da República, [2015].

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Brasileira para a transformação digital: E-Digital. Brasília: MCTIC, 2018. 106 p. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/centrais-de-conteudo/comunicados-mcti/estrategia-digital-brasileira/estrategiadigital.pdf. Acesso: 23 jun. 2023.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Estratégia Brasileira para a transformação digital: E-Digital Ciclo 2022-2026. Brasília: MCTIC, 2022. 98 p. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/transformacaodigital/estrategia-digital. Acesso: 22 jun. 2023.

BRUNS, A.; STIEGLITZ, S. Towards more systematic Twitter analysis: metrics for tweeting activities. International Journal of Social Research Methodology, [s. l.], v. 16, n. 2, p. 91–108, 2013. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1080/13645579.2012.756095. Acesso: 20 jun. 2023.

CASTRO, W. C.; AVELAR, M. S.; MACHADO, T. G. A inclusão digital como estratégia para o desenvolvimento social e cultural de Vila Dois Rios. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 20, p. 135-150, jan./dez. 2015. Disponível em: https://www.google.com/url?esrc=s&q=&rct=j&sa=U&url=https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/interagir/article/download/15912/15980&ved=2ahUKEwiNqbKql7L_AhW1AbkGHVT6CLE4ChAWegQIBhAC&usg=AOvVaw1HDdFBeCAL9r3H2JNwhLTh. Acesso: 15 jun. 2023.

DELOCHE, B. Vers la prise de conscience de l’existence d’un musée parallèle. Musée, Muséologie et Communication Globale. Changsha, n. 37, p. 93-100, 2008.

DIAS, L. R. Inclusão digital como fator de inclusão social. In: BONILLA, M. H. S., PRETTO, N. D. L. (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, p. 61-90.

E-TRADE FOR ALL. ITUWTDC 2022 – Connecting the unconnected to achieve sustainable development. [S. l.], c2023. Disponível em: https://etradeforall.org/events/ituwtdc-2022/. Acesso: 14 jun. 2023.

FRĄCKIEWICZ, M. Explorando os benefícios das constelações de satélites de órbita terrestre baixa (LEO). [S. l.], [20--]. Disponível em: https://ts2.space/pt/constelacoes-de-satelites-em-orbita-terrestre-baixa-leo/. Acesso: 12 jun. 2023.

GUERREIRO, D. Museologia e as Tecnologias Digitais: dispositivos para a documentação e comunicação dos patrimônios. Museologia e Interdisciplinaridade, Brasília, v. 9 n. especial, p. 81-102, dez. 2020.

HLAB – High Level Advisory Board on Effective Multilaterralism. A Breakthrough for People and Planet: Effective and Inclusive Global Governance for Today and the Future. [S. l.], c2023. Disponível em: https://www.highleveladvisoryboard.org/breakthrough/. Acesso: 15 jun. 2023.

JULIÃO, H. Teletime. Starlink: qual o real tamanho e como está a operação no Brasil. [S. l.], 2023. Disponível em: https://teletime.com.br/05/06/2023/starlink-qual-o-real-tamanho-e-como-esta-a-operacao-no-brasil/. Acesso: 12 jun. 2023.

KÜCHEMANN, B. A. Envelhecimento populacional, cuidado e cidadania: velhos dilemas e novos desafios. Revista Sociedade e Estado, [s. l.], v. 27 n. 1, p. 165-180, jan./abr. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/se/a/wvhWcGgZ6NTbXLpbmkf3ThC/?format=pdf&lang=pt. Acesso: 12 jun. 2023.

LÉVY, P. Tecnologias Intelectuais e Modos de Conhecer: nós somos o texto. [S. l.], 16 maio 1998. Disponível: https://caosmose.net/pierrelevy/nossomos.html. Acesso: 4 jul. 2023.

LÉVY, P. A Emergência do Cyberspace e as Mutações Culturais. In: Festival Usina de Arte e Cultura, 1994, Porto Alegre. Palestra […]. Porto Alegre: Prefeitura Municipal, 1994a.

LÉVY, P. [Nós nos banhamos todos na mesma luz]. Destinatário: heraclitus@philopresocao.feso.gr. [S. l.], 15 Oct. 1994b.

MACENO, F. E. P. Roteamento em Redes de Satélites de uma Constelação de Baixa Órbita com Vistas a Redução do Consumo Energético. Orientador: Celso Carvalho. 2019. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Universidade Federal do Amazonas. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/7233/8/Disserta%C3%A7%C3%A3o_FranciscoMaceno_PPGEE.pdf. Acesso: 13 jun. 2023.

MAPAS DIGITAIS. Mapas Digitais. [S. l.], [201-]. Disponível em: www.mapasdigitais.uerj.br/mapasdigitais_ilhagrande.html. Acesso: 25 jun. 2023.

MEDEIROS, Z. H. Blockchain aplicada à gestão de acervos museológicos: caminhos para a construção do patrimônio cultural em rede. Orientadora: Ana Carolina Gelmini de Faria. 2021. Dissertação (Mestrado em Museologia e Patrimônio) – Programa de Pós Graduação em Museologia e Patrimônio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/232133. Acesso: 10 jun. 2023.

OTSUKI, M.; IMANAKA, H. Report of the World Telecommunication Development Conference 2022 (WTDC-22). NTT Technical Review, [s. l.], v. 20, n. 11, p. 81–84, Nov. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.53829/ntr202211gls. Acesso em 14 jun. 2023.

PNUD. Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. Informe sobre desarrollo humano 2021/2022. New York, 2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/informe-sobre-desarrollo-humano-2021-22. Acesso: 16 jun. 2023.

PNUD. Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo. Informe sobre desarrollo humano 2020. La próxima frontera: El desarrollo humano y el Antropoceno. New York: PNUD, 2020.

PUERTA, D. nic.br. O desafio da inclusão digital da sociedade. [S. l.], 2020. Disponível em: http://www.nic.br/noticia/na-midia/o-desafio-da-inclusao-digital-da-sociedade/. Acesso: 15 jun. 2023.

GORGAS, M. R. La Mise en Question du Concept du Patrimoine Universel. In: VIEREGG, H. K. (ed.). Muséologie - Les techniques au Musée. Munich: ICOFOM, 2007. p. 133-139. (ICOFOM STUDY SERIES – ISS 36).

SARAIVA, K.; SANTOS, I. M. A internet nasce para todos. Textura, Canoas, n. 19-20, 2009, p. 51-64. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1001/777. Acesso: 18 jun. 2023

SCHEINER, T. Conferencia Magistral. In: O pensamento museológico contemporâneo. El pensamiento museológico contemporáneo. II Seminario de Investigación en Museología de los países de lengua portuguesa y española. Portugal: ICOM: ICOFOM, 2010. p. 28-40. ISBN: 978-92-9012-404-7.

SCHEINER, T. Imagens do Não-lugar: Comunicação e os Novos Patrimônios. Orientador: Priscila Kuperman. 2004. Tese. (Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura). Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

SCHEINER, T. Museologia, hiperculturalidade, hipertextualidade: reflexões sobre o Museu do Século 21. Revista Museologia & Interdisciplinaridade, Brasília, v. 9, n. 17, p. 46-63, jan./jun. 2020.

SCHEINER, T. Museologia, Patrimônio e Desenvolvimento: encontros possíveis. In: MAGALHÃES, F.; COSTA, L. F.; HERNÁNDEZ, F. H.; CURCINO, A. (coord.). Museologia e Patrimônio. [S. l.]: Instituto Politécnico de Leiria, 2020. v. 3. p. 107-147.

SCHNEEGANS, S.; LEWIS, J.; STRAZA, T. (ed.). UNESCO Science Report: the race against time for smarter development; executive summary. França: UNESCO, 2021. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000377250. Acesso: 16 jun. 2023.

SERIQUE, R. Inclusão digital: o que é e como funciona o processo de democratização das tecnologias digitais. Rock Content, [S. l.], 8 maio 2019. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/inclusao-digital/. Acesso: 13 jun. 2023.

SIB FURG. Inclusão social e digital são vias para a ampliação de oportunidades. [S. l.], 27 ago. 2021. Disponível em: https://biblioteca.furg.br/pt/noticias/inclusao-social-e-digital-sao-vias-para-a-ampliacao-de-oportunidades. Acesso: 15 jun. 2023.

SILVA, P. S. P. Regulamentação e segurança do patrimônio digital. Orientador: Ivan Claúdio Pereira Borges. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Uniceplac, Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos, Gama, Brasília, 2021.

TRANSFORMING EDUCATION SUMMIT, 2022, New York. United Nations. New York: UNESCO, [2022].

UNITED NATIONS. Our Common Agenda Policy Brief 5: A Global Digital Compact - an open, free and secure digital future for all. New York: United Nations, 2023a. Disponível em: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/our-common-agenda-policy-brief-gobal-digi-compact-en.pdf. Acesso: 15 jun. 2023.

UNITED NATIONS. Over 130 countries heed call to reboot education systems, offering new hope to world’s children for a better future: UN Secretary-General issues call to action and vision for way forward at UN Summit. [S. l.], [202-?]. Disponível em: https://www.un.org/en/transforming-education-summit/tes-summit-closing-press-release . Acesso: 14 jun. 2023.

UNITED NATIONS. Report on the Transforming Education Summit. New York: UN, 2023. Disponível em: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/report_on_the_2022_transforming_education_summit.pdf. Acesso: 15 jun. 2023.

UNDP - United Nations Development Programme. Human Development Report 2021/2022. Uncertain times, unsettled lives. Shaping our future in a transforming world. New York: UNDP, 2022. Disponível em: https://hdr.undp.org/human-development-report-2021-2022. Acesso: 14 jun. 2023.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Homepage. Futures of Education. Disponível em: https://es.unesco.org/futuresofeducation/cumbre-sobre-la-transformacion-de-la-educacion. Acesso: 16 jun. 2023.

UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. SDG4 Knowledge Hub. [S. l.], c2024. Disponível em: https://transformingeducationsummit.sdg4education2030.org/BrazilNationalStatement. Acesso: 16 jun. 2023.

VALENÇA, V. R. Ecomuseu Ilha Grande: (Re)pensando conceitos, praticas e dinâmicas de um território musealizado. Orientador: Teresa Scheiner. 2021. Tese (Doutorado em Museologia) - Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio, UNIRIO/MAST, Rio de Janeiro, 2021. v. 1.

WARSCHAUER, M. Tecnologia e Inclusão Social. São Paulo: Editora SENAC, 2006.

WIKIPEDIA. Big data. [S. l.], 2023a. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_data. Acesso: 14 jun. 2023.

WIKIPEDIA. Internet das coisas. [S. l.], 2023b. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet_das_coisas. Acesso: 14 jun. 2023.

WIKIPEDIA. Órbita terrestre baixa. [S. l.], 2023c. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%93rbita_terrestre_baixa. Acesso: 12 jun. 2023.

WIKIPEDIA. Transformação digital. [S. l.], 2023d. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Transforma%C3%A7%C3%A3o_digital. Acesso: 14 jun. 2023.

Published

20/12/2024

How to Cite

Inclusão social no ambiente digital: ressonâncias nos museus e no patrimônio. (2024). Inclusão Social, 17(1). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i1.6480