Educação Transformadora e Inclusiva

Autores/as

  • Ronaldo Mota Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação
  • Hélio Chaves Filho

Palabras clave:

Educação, Inclusão social

Resumen

Neste artigo abordaremos o tema inclusão social pelo prisma da educação transformadora e inclusiva, na qual a qualidade acadêmica proposta poderá derrubar as barreiras das tradicionais formas de ensino. Revolucionar a educação rumo à transformação inclusiva implica mudanças estruturais, tanto políticas quanto nas propostas educacionais, e seu potencial para a inclusão perpassa pela adequada incorporação das novas tecnologias no âmbito pedagógico e do desenvolvimento de novas formas de ensinar. Cita-se a modalidade de educação a distância como motivação dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Educação no âmbito das políticas permanentes voltadas para inovação pedagógica.

Palavras-chave

Inclusão social; Educação a distância; Educação inclusiva; Novas tecnologias de informação e comunicação; Programas da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

Transforming and inclusive education
Abstract

The aim of this article is to provide an approach to the social inclusion under the prism of the transforming education. This way, academic quality and equity will be able to take away the barriers of the traditional forms of education for a fairer society. In order to revolutionize education toward an inclusive transformation implies structural changes, both political and educational proposals. Possibility of inclusion goes through appropriate incorporation of new technologies in pedagogical area and development of new methods of teaching. Distance education is mentioned as a motivation for the programs developed by the Ministry of Education in the area of permanent policies aimed at pedagogical innovation.

Keywords

Social inclusion; Distance education; Inclusive education; New Technologies of information and communication; Programs of Secretariat for distance education, Ministry of Education.

Biografía del autor/a

  • Ronaldo Mota, Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação
    Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação ronaldomota@mec.gov.br
  • Hélio Chaves Filho
    Diretor do Departamento de Políticas em Educação a Distância, da Secretaria de Educação a Distância/ Ministério da Educação - Mestrado em Educação. heliofilho@mec.gov.br

Publicado

03/10/2005

Número

Sección

Artigos