Realidade aumentada, aprendizagem e práticas colaborativas em espaços híbridos
Resumen
O texto organiza uma trajetória entre os conceitos de ciberespaço, espaços híbridos, espaços intersticiais e territórios informacionais para articulá-los com a emergência da cultura da mobilidade, da expansão das máquinas de processar informações e das possibilidades de utilização das tecnologias de realidade aumentada nos processos de aprendizagem, artístico-culturais e lúdicos. Finaliza propondo roteiro para a realização de experimento colaborativo de realidade aumentada no espaço urbano.
Palavras-chave: Realidade aumentada. Espaços híbridos. Aprendizagem ciberhíbrida. Práticas colaborativas.
Augmented reality, collaborative learning and practice in hybrid spaces
Abstract
This paper organizes the concepts of cyberspace, hybrid spaces, interstitial spaces and informational territories to link them to the emergence of a mobile culture, the expansion of the machines to process information and the possibilities of using technologies of augmented reality in learning processes, artistic and cultural entertainment. As a conclusion a schedule is proposed for an experiment of collaborative augmented reality in urban space.
Keywords: Augmented reality. Hybrid spaces. Cyberhybrid learning. Collaborative practices
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.