Projeto educação e cinema: uma proposta educativa no hospital sobre o atuar dos profissionais da saúde na inclusão
Palabras clave:
Educação em saúde, cinema, Inclusão, capacitação, HospitalResumen
O projeto “Educação e Cinema do HGP” faz o debate e a exibição de filmes semanalmente, nas dependências do Hospital Geral de Palmas. A programação prevê a exibição de temas escolhidos com o propósito da pluralidade cultural, tendo como público profissionais da saúde, acompanhantes e pacientes internados que podem participar livremente, sem contraindicação. O objetivo é lançar um olhar pedagógico-didático sobre o atuar profissional na educação permanente inclusiva, utilizando-se dos filmes, debatendo questões que versam sobre temas transversais nas seguintes áreas: psicologia; didática; teorias pedagógicas; violência e exclusão social; gestão e políticas públicas: diferenças e necessidades educativas especiais; conflitos étnicos; e pluralidade cultural para respeitar a diversidade humana. O uso da arte em função da educação inclusiva e viceversa possibilitará aos participantes identificar a realidade cotidiana nas diferentes situações apresentadas, bem como entender e respeitar a pluralidade cultural, valores e costumes, favorecendo e enriquecendo o debate e o posicionamento crítico-reflexivo, o que abre perspectiva para a compreensão da arte como parte da formação cidadã.
Palavras-chave: Educação em saúde. Cinema. Inclusão. Capacitação. Hospital.
Cinema project and education: a proposal on the therapeutic act of health professionals in the inclusion
Abstract
The objective of this project “Education and Cinema” is to discuss and show every week motion pictures on the premises of the Hospital Geral de Palmas-HGP. The schedule includes exhibition of pictures, chosen for the purpose of cultural plurality, and for public health professionals, attendants and patients to freely participate with no restriction. The objective is to have a pedagogical and didactic outlook on the professional performance referring to a permanent inclusive education, using motion pictures for discussing issues concerning transversal themes in the areas as follows: psychology, didactics, pedagogical theories, violence and social exclusion, management and public policies; disparities and need of special education; ethnical conflicts; and cultural plurality for respecting human diversity. Art shall be used in inclusive education and vice-verse. It will allow the participants to identify the daily reality in different situations presented, as well as to understand and respect cultural plurality, values and customs, fostering and enriching the discussion and the critical and reflexive stance, what could open up new perspectives for understanding art as part of a civic education.
Keywords: Health education. Motion picture. Inclusion.Empowerment. Hospital.
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