Estratégias de capacitação adotadas pela UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil: práticas inovadoras de educação corporativa

Autores/as

  • Hugo Pena Brandão Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Carolina Guarçoni Pereira Lopes Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Carlos Alberto Araújo Netto Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Fabrício Fernando Foganhole dos Santos Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Isa Aparecida de Freitas Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Rodrigo Guerra Gurgel Universidade Corporativa Banco do Brasil
  • Ruth Maria Bezerril de Araújo Universidade Corporativa Banco do Brasil

Palabras clave:

Educação Corporativa, Universidade Banco do Brasil, Inovação em educação.

Resumen

O trabalho relata experiência do Banco do Brasil com suas estratégias e práticas de educação corporativa. Desde 1965o BB possui uma unidade formalmente estruturada para capacitação dos funcionários. Em 2002, para aprimorar esseprocesso, criou a Universidade Corporativa do banco do Brasil (UniBB), com o papel de promover o desenvolvimentode competências, por meio da sistematização de ações de educação corporativa, visando contribuir para melhoriado desempenho organizacional e para o fortalecimento da imagem institucional do Banco. Não obstante o êxito dosprocessos de capacitação empreendidos nas últimas décadas, a UniBB realizou em 2012 um diagnóstico sobre suasestratégias e soluções educacionais, o que ensejou a revitalização, aprimoramento e implementação de práticasinovadoras. Foi lançado o Portal UniBB BomPraTodos (www.unibb.com.br), em três idiomas, o aplicativo UniBBMobile, o Portal UniBB Família, a Biblioteca Virtual, o Portal UniBB para funcionários com deficiência visual, umanova ambiência para capacitação presencial e novas estratégias de ensino-aprendizagem, com o uso combinadode diferentes mídias e modalidades educacionais (presenciais, a distância e em serviço). Este relato descreve aimplementação e as características dessas soluções, bem como os principais resultados alcançados, em termos deeficácia da aprendizagem, melhoria de desempenho, satisfação dos funcionários, eficiência operacional e premiaçõesrecebidas pela UniBB de renomadas instituições nacionais e internacionais.

Biografía del autor/a

  • Hugo Pena Brandão, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    Doutor em Psicologia do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Gerente-Executivo da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil.
  • Carolina Guarçoni Pereira Lopes, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    MBA em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas Management (FGV) - Brasília, DF - Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB) - Brasil. Assessora Master da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil.
  • Carlos Alberto Araújo Netto, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Diretor Gestão de Pessoas - Brasília, DF – Brasil.
  • Fabrício Fernando Foganhole dos Santos, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) - São Paulo, SP – Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Gerente de Divisão da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil. 
  • Isa Aparecida de Freitas, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    Doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Gerente de Divisão da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil.
  • Rodrigo Guerra Gurgel, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    MBA Executivo em Negócios Financeiros pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Gerente de Divisão da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil.
  • Ruth Maria Bezerril de Araújo, Universidade Corporativa Banco do Brasil
    Pedagoga pela Universidade de Brasília (UnB) – Brasília, DF - Brasil. Diretoria Gestão de Pessoas do Banco do Brasil (BB), Brasil. Gerente de Divisão da Universidade Corporativa Banco do Brasil (UniBB) - Brasília, DF – Brasil.

Publicado

24/06/2015

Cómo citar

Estratégias de capacitação adotadas pela UniBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil: práticas inovadoras de educação corporativa. (2015). Inclusão Social, 7(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1751