Customização da plataforma moodle da Escola do Trabalhador
Palavras-chave:
Customização do Moodle, Gamificação, Materiais autoinstrucionaisResumo
Este artigo apresenta o processo de desenvolvimento do design da interface do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle do projeto Escola do Trabalhador. Este projeto tem o objetivo oferecer cursos de formação, na modalidade de extensão em âmbito nacional. Com larga utilização em instituições educacionais, o LMS (Learning Management System) Moodle, adotado pela Escola do Trabalhador, é um Software Livre de código. Apesar da sua natureza modular, o que possibilita uma ampla variedade de plug-ins e temas, o Moodle possui uma interface padrão pouco intuitiva para um público que não tem muita experiência no manuseio de interfaces web. Esse problema fica evidenciado pelo público-alvo heterogêneo da Escola do Trabalhador, devido a ausência de pré-requisitos aos seus proponentes. Este cenário apontou para uma proposta de ambiente com cursos no formato autoinstrucional e interface que favorece a usabilidade, navegabilidade e acessibilidade. Tal proposta foi norteada pela seguinte questão: Como desenvolver um ambiente que favoreça o processo de ensino/aprendizagem de forma natural, prazerosa e intuitiva? Para responder esta questão foram pesquisados e utilizados tecnologias, padrões e técnicas como a gamificação, SCORM, plug-ins, scripts, dentre linguagens de programação web. As avaliações obtidas mostram que as tecnologias e os cuidados adotados no desenvolvimento da interface do ambiente virtual de aprendizagem trouxeram impactos positivos no processo de construção do conhecimento. Um fator de destaque no processo de customização foi a adoção da gamificação. Isso resultou no desenvolvimento de um plug-in que será disponibilizado à comunidade e tornará possível a aplicação dessas técnicas em outras plataformas Moodle.Downloads
Publicado
04/06/2019
Como citar
Nascimento Júnior, O. C. do, & Costa, J. W. da. (2019). Customização da plataforma moodle da Escola do Trabalhador. Inclusão Social, 12(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4665
Edição
Seção
Contexto da escola do trabalhador
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