Conhecimento e solidariedade que geram inclusão social – o caso da Pastoral da Criança

Autores

  • Zilda Arns Neumann Pastoral da Criança

Palavras-chave:

Políticas de saúde, Inclusão social, Cidadania, Voluntariado, Pastoral da Criança, Solidariedade

Resumo

A inclusão social das famílias e comunidades é o ponto de partida para a melhoria das condições de vida das crianças pobres brasileiras. O trabalho voluntário da Pastoral da Criança objetiva o desenvolvimento integral de crianças pobres menores de seis anos, em seu contexto familiar e comunitário, utilizando como metodologia a multiplicação da solidariedade e de conhecimentos em saúde, nutrição, educação e cidadania. A inclusão social deve prever a redução das desigualdades, principalmente, nas áreas da educação e da saúde.

Palavras-chave
Políticas de saúde; Inclusão social; Cidadania; Voluntariad;. Pastoral da Criança; Solidariedade.

Knowledge and solidarity which generate social inclusion – The case of Child Pastoral

Abstract

Social inclusion of families and communities is the first step to improve life conditions of the poor Brazilian children. The objective of Pastoral da Criança’s volunteer work is an integral development of poor children under six years of age, in their family and community context, using as a methodology enhancement of solidarity and kowledge concerning health, nourishment, education and citizenship. Social inclusion must include decrease in disparities, mainly in the areas of education and health.

Keywords
Health policies; Social inclusion; Citizenship; Volunteering; Child Pastoral/Pastoral da Criança; Solidarity.

Biografia do Autor

  • Zilda Arns Neumann, Pastoral da Criança
    Médica pediatra e sanitarista, coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, representante titular da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, membro do CONSEA e do CDES.

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Publicado

03/05/2006

Edição

Seção

Relato de Experiência

Como Citar

Conhecimento e solidariedade que geram inclusão social – o caso da Pastoral da Criança. (2006). Inclusão Social, 1(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1523