Moradias independentes com apoio individualizado para pessoas com deficiência intelectual

Autores

  • Flavia Poppe de Figueiredo Munoz Instituto JNG - projetos de Inclusão Social, JNG, Brasil.

Palavras-chave:

Moradias independentes, Pessoas com deficiência, Autonomia, Vida independente, Programa de apoio individualizado

Resumo

O artigo apresenta reflexões sobre a fase adulta de pessoas com deficiência intelectual (DI) e suas possibilidades de inserção social de através dos projetos de moradias independentes. Descreve as principais características que diferenciam os modelos de moradias existentes e apresenta pesquisas internacionais que relacionam o modo de vida das pessoas com deficiência (PcDs) com o ambiente e a forma como apoiadores trabalham a questão da autonomia. Também apresenta o contexto familiar no compromisso para a aquisição de autonomia e, dentro do cenário macroeconômico, os desafios para garantir os direitos aprovados em lei sobre acesso a moradias dignas. O objetivo é contribuir para um debate que, surpreendentemente, está fora de agendas importantes, como a da política de habitação social, urbanização e cidades, e apenas é timidamente discutido no âmbito dos direitos das pessoas com deficiência no nosso país.

Biografia do autor

Flavia Poppe de Figueiredo Munoz, Instituto JNG - projetos de Inclusão Social, JNG, Brasil.

Mestre em Planejamento Social com especialização em Sistemas de Saúde pela London School of Economics (LSE), Inglaterra. Consultora Internacional em Economia da Saúde e Gestão de Sistemas de Saúde. Diretora do Instituto JNG – Projetos de Inclusão Social.

Downloads

Publicado

01/12/2017

Como citar

Munoz, F. P. de F. (2017). Moradias independentes com apoio individualizado para pessoas com deficiência intelectual. Inclusão Social, 10(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4033