APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI PARA A TRANSFERÊNCIA DE KNOW-HOW EM UNIVERSIDADES FEDERAIS

Autores

  • Luana Giazzon UFSM
  • Lucas Veiga Avila Universidade Federal de Santa Maria
  • Carmen Brum Rosa Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2024v10n2e-6891

Palavras-chave:

Know-how; Transferência de Tecnologia; Modelo de Gestão do Conhecimento; Universidades Federais.

Resumo

As universidades federais desempenham um papel crucial no avanço da pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação no Brasil, impulsionando a produção de conhecimento e tecnologias inovadoras sob o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (MLCTI). No entanto, a transferência eficaz desse conhecimento para a sociedade e o setor produtivo enfrenta desafios complexos. Nesse contexto, a transferência de know-how se destaca como um elemento-chave para ligar a pesquisa acadêmica à aplicação prática. Este artigo explora o desenvolvimento de um modelo de transferência de know-how para universidades federais, usando o Modelo de Gestão do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi como base conceitual. Ao considerar a interação entre diferentes stakeholders, o objetivo é, por meio do modelo, facilitar o processo transferência de know-how, maximizando o impacto das universidades federais na inovação e no desenvolvimento tecnológico do país. O artigo examina o cenário das universidades federais no Brasil, considerando o MLCTI e os desafios e oportunidades na transferência de conhecimento. Destaca a importância da transferência de know-how como componente es da transferência de tecnologia. O desenvolvimento do modelo de transferência de know-how enfatiza as relações entre universidades, pesquisadores e empresas, contribuindo para uma abordagem mais eficaz na promoção da inovação e no desenvolvimento tecnológico.

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Referências

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Publicado

12/03/2024

Como citar

GIAZZON, L.; AVILA, L. V.; ROSA, C. B. APLICAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO DE NONAKA E TAKEUCHI PARA A TRANSFERÊNCIA DE KNOW-HOW EM UNIVERSIDADES FEDERAIS. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e–6891, 2024. DOI: 10.21728/p2p.2024v10n2e-6891. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6891. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos organizacionais