É POSSÍVEL UMA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO SEM PARTIDOS?
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2016v3n1.p110-129Abstract
Trata-se de uma reflexão sobre a concepção social e ideológica da consciência e do conhecimento, sobretudo aquele impresso nos documentos. Busca inspiração no atual debate ocorrido no contexto brasileiro em torno das manifestações ligadas ao movimento “Escolas sem partido” que defende a não doutrinação ideológica durante o processo de transmissão do conhecimento nas escolas. Postula-se que o conhecimento registrado nos livros, apostilas ou demais documentos não é possível de ser transmitido para os alunos, sem interpretação da visão de mundos dos autores e dos professores dos seus respectivos contextos históricos e sociais, nem tampouco organizado e representado isentando as diversas posturas envolvidas: do autor, do leitor e do próprio profissional responsável pela mediação do conhecimento. Mais do que partidária e não neutra, defende-se uma organização representação do conhecimento democrática, pluripartidária e polifônica.
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