É POSSÍVEL UMA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO SEM PARTIDOS?

Autores/as

  • Aline Elis Arboit

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2016v3n1.p110-129

Resumen

Trata-se de uma reflexão sobre a concepção social e ideológica da consciência e do conhecimento, sobretudo aquele impresso nos documentos. Busca inspiração no atual debate ocorrido no contexto brasileiro em torno das manifestações ligadas ao movimento “Escolas sem partido” que defende a não doutrinação ideológica durante o processo de transmissão do conhecimento nas escolas. Postula-se que o conhecimento registrado nos livros, apostilas ou demais documentos não é possível de ser transmitido para os alunos, sem interpretação da visão de mundos dos autores e dos professores dos seus respectivos contextos históricos e sociais, nem tampouco organizado e representado isentando as diversas posturas envolvidas: do autor, do leitor e do próprio profissional responsável pela mediação do conhecimento. Mais do que partidária e não neutra, defende-se uma organização representação do conhecimento democrática, pluripartidária e polifônica.

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Biografía del autor/a

  • Aline Elis Arboit

    Doutorado em Ciência da Informação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.

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Publicado

19/09/2016

Cómo citar

ELIS ARBOIT, Aline. É POSSÍVEL UMA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO SEM PARTIDOS?. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 1, p. 110–129, 2016. DOI: 10.21721/p2p.2016v3n1.p110-129. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/2339. Acesso em: 24 nov. 2024.