TRANSIÇÕES NA IMAGEM DO BRASIL EM PORTUGAL VEICULADA PELA IMPRENSA: UM ESTUDO SOBRE AS MATÉRIAS PUBLICADAS NAS REVISTAS ILUSTRADAS PORTUGUESAS (1834-1922)
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p257-269Abstract
O objetivo deste texto é analisar a transição na imagem do Brasil veiculada pela imprensa fundamentada no estudo das matérias produzidas pelas revistas ilustradas portuguesas (1834-1922). Para realizar a análise são separados os títulos das matérias que dizem respeito ao Brasil, que enfatizam os temas relevantes para o estudo no âmbito da história do Brasil do período referente e categorizados de acordo com a intensidade e a frequência com que surgem nas matérias. Como referencial teórico utiliza-se a linha de comunicação, imagem, identidade cultural e o estudo da narrativa jornalística. Situa-se como um estudo exploratório descritivo. Diante das matérias analisadas acredita-se, atingir o objetivo desejado uma vez que o estudo permite identificar os pontos relevantes que chamam a atenção sobre o Brasil naquela época e a importância que foi dada a cada um deles, considerando o nível de relevância por tema abordado a considerar a avaliação por décadas no período abordado.
Downloads
References
BALDISSERA, R. Imagem-conceito, a indomável orgia dos significados. In: Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2003. CD-ROM.
DURAND, G. Estruturas antropológicas do imaginário. 3.ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 7.ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
JOLY, M. Introdução à análise da imagem. Campinas, Papirus,1996.
MEDITSCH, E. O jornalismo como uma forma de conhecimento? Uma abordagem qualitativa. In: Sousa, J. P. (org.). Jornalismo: História, Teoria e Metodologia da Pesquisa. Porto: Edições Universidade Fernando Pessoa, 2008, pp. 7-12.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Narratologia - teoria e análise da narrativa jornalística. Brasília, Casa das Musas, 2005.
MOTTA, L. G. Análise crítica da narrativa, Editora UnB, Brasília, 2012.
SILVERSTONE, R. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SOUSA, J. P. A imprensa portuguesa durante a Monarquia: das origens a 1910. In: SOUSA, J. P.; LIMA, H.; HOHLFELDT, A. e BARBOSA, M., orgs. Uma História da Imprensa Lusófona. Portugal. Porto, Media XXI, 2017a, pp. 13-210.
SOUSA, J. P. Elementos de Teoria e Pesquisa da Comunicação e dos Media. Porto, Edições Universidade Fernando Pessoa, 2006.
TENGARRINHA, J. Nova História da Imprensa Portuguesa Das Origens a 1865. Lisboa, Círculo de Leitores, 2013.
WIMMER, R. D. e DOMINICK, J. R. La Investigación Científica de los Medios de Comunicación. Una Introducción a Sus Métodos. Barcelona: Bosch, 1996.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The journal is published under the Creative Commons - Attribution - Noncommercial - Share Alike 3.0 Brazil.
The published work is considered collaboration and therefore the author will not receive any remuneration for this as well as anything will be charged in exchange for publication.
All texts are responsibility of the authors.
It’s allowed partial or total reproduction of the texts of the magazine since the source is cited.