FEMINISMO 2.0: A MOBILIZAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS (#PRIMEIROASSEDIO)

Autores/as

  • Rose Marie Santini
  • Camyla Terra
  • Alda Rosana Duarte de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2016v3n1.p148-164

Resumen

Muito vem se discutindo sobre igualdade de gênero e garantia de direitos para as mulheres em todo o mundo, mas o ano de 2015 foi decisivo para a construção de uma nova narrativa sobre os movimentos feministas na mídia, especialmente no Brasil. Esse ano é marcado por dois fatos sociais importantes. Por um lado, destaca-se a divulgação do “Mapa da Violência” de 2012 a 2015, que revelou dados atuais e inéditos sobre a realidade do feminicídio no nosso país. Por outro, iniciativas online questionaram tabus femininos que há décadas são pouco debatidos publicamente no Brasil pelos cidadãos e cidadãs comuns. Diante desse cenário, o objetivo desta pesquisa foi investigar a nova dinâmica dos movimentos sociais na chamada sociedade em rede a partir da mobilização das mulheres brasileiras nas redes sociais, onde o alcance das mensagens extrapola os domínios da vida social e cotidiana dos indivíduos diretamente envolvidos para infinitas redes de informação online. Para tal, foi realizado o estudo de caso da hashtag #primeiroassedio através dos dados extraídos da rede social Twitter relacionados à campanha online ocorrida no Brasil em 2015, que foram interpretados e discutidos à luz da literatura sobre Análise de Redes Sociais (ARS ou SNA - Social Network Analysis). Os resultados encontrados indicam que a nova dinâmica dos movimentos sociais em redes online permite que um perfil com pouca ou nenhuma visibilidade midiática aparente, como o @thinkolga, pode criar uma campanha de ação política e obter grande repercussão entre os usuários destas redes. Este novo fenômeno social pode apontar para uma possível atualização da tradicional teoria da espiral do silêncio na medida em que considera o efeito mútuo dos meios de comunicação de massa e das mídias sociais na formação da opinião pública. 

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Biografía del autor/a

  • Rose Marie Santini

    Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do convênio IBICT-ECO/UFRJ e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação da ECO-UFRJ. Email: marie.santini@eco.ufrj.br

  • Camyla Terra

    Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Email: terracamyla@gmail.com

  • Alda Rosana Duarte de Almeida

    Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias e Linguagens da Comunicação da ECO-UFRJ. Email: alda.almeida@eco.ufrj.br

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Publicado

19/09/2016

Cómo citar

MARIE SANTINI, Rose; TERRA, Camyla; ROSANA DUARTE DE ALMEIDA, Alda. FEMINISMO 2.0: A MOBILIZAÇÃO DAS MULHERES NO BRASIL CONTRA O ASSÉDIO SEXUAL ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS (#PRIMEIROASSEDIO). P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 1, p. 148–164, 2016. DOI: 10.21721/p2p.2016v3n1.p148-164. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/2341. Acesso em: 22 nov. 2024.