DOS OBJETIVOS AO SURGIMENTO DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA

Autores

  • Anderson Sasaki Vasques Pacheco
  • Maria João Santos
  • Karin Vieira da Silva
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2018v4n2.p119-140

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo identificar quais são os parâmetros que caracterizam ações de inovação social em uma organização da economia solidária e quais os motivos do surgimento desse tipo particular de inovação. O ato de identificar e caracterizar uma inovação social permite aos seus participantes uma visão mais aclarada a respeito do assunto, dando subsídios para que novos empreendimentos nesse sentido possam surgir, além de contribuir para pesquisadores que queiram compreender as inovações sociais na prática. Com relação aos procedimentos metodológicos, essa é uma investigação aplicada, pois analisa um estudo de caso em uma organização da economia solidária da área da saúde. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os atores internos do Saúde Criança Florianópolis e pela observação participante dentro da organização, sendo que ambas foram tratadas pelo método de análise de conteúdo. Como principais resultados, observou-se que a o Plano de Ação Familiar do Saúde Criança, é uma inovação social, pois contempla os princípios de satisfação das necessidades humanas, empoderamento, mudanças de relações sociais de poder e a inclusão social. Também se verificou que o contexto de nascimento da inovação pode ser social, econômico, existencial, ambiental e político, e que ela surge no meio de uma inquietação relacionada com algum problema existente no território em que a inovação está inserida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

21/03/2018

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PACHECO, Anderson Sasaki Vasques; SANTOS, Maria João; SILVA, Karin Vieira da; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques. DOS OBJETIVOS AO SURGIMENTO DE UMA INOVAÇÃO SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ORGANIZAÇÃO DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 2, p. 119–140, 2018. DOI: 10.21721/p2p.2018v4n2.p119-140. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4207. Acesso em: 21 nov. 2024.