COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARA PROBLEMATIZAÇÃO E APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)
  • José Rodolfo Tenório Lima Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Helen Fischer Günther Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v5n2.p200-219

Resumo

Este artigo objetiva discutir a competência comunicativa na relação entre discurso e aprendizagem. Utiliza como referencial o agir comunicativo para caracterização da competência comunicativa, o Discurso de Habermas e a relação deste com a aprendizagem construtivista (Freire) e cognitivista (Piaget) e a reconstrução racional a partir da problematização. Explicita-se a convergência entre Habermas, Freire e Piaget, em que o agir comunicativo proporciona aprendizagem do sujeito cognoscente como uma permanente construção. Com este estudo pensamos a competência comunicativa como uma aptidão que, além de linguística, é definida pela aprendizagem que, racionalmente, critica e constrói. Conclui-se que a aprendizagem, considerada como uma reconstrução racional, pressupõe interação entre os sujeitos, suas subjetividades e intersubjetividades, que leva ao entendimento acerca do melhor argumento.

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Biografia do Autor

  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia (IBICT)

    Doutor em Administração e Doutor em Ciência da Informação

  • José Rodolfo Tenório Lima, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

    Doutorando em Sociologia pela Universidade
    Federal de São Carlos (UFSCar)

  • Helen Fischer Günther, Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).

    Doutorado em Engenharia e Gestão do
    Conhecimento. 

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Publicado

08/03/2019

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COMPETÊNCIA COMUNICATIVA PARA PROBLEMATIZAÇÃO E APRENDIZAGEM EM ORGANIZAÇÕES. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 2, p. 200–219, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v5n2.p200-219. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4596.. Acesso em: 16 maio. 2024.