COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO
análise bibliométrica e altmétrica da comunicação científica (2019-2021)
DOI:
https://doi.org/10.21721/p2p.2023v9n2.p415-433Palavras-chave:
Comunicação Científica, Divulgação Científica, Competência em Informação, Mídias Sociais, FacebookResumo
As transformações promovidas pela sociedade afetam, de algum modo, a necessidade de que o usuário precise estar em constante atualização de seu conhecimento, para que seu senso crítico não dilua, exigindo competências adequadas no acesso, uso e disseminação da informação. Investigou-se as métricas nos artigos eletrônicos sobre Competência em Informação indexados na base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci) por meio da produtividade, como também o impacto de citações e de atenção online que a temática recebeu entre os anos de 2019 a 2021. O estudo caracteriza-se com metodologia quali-quantitativa de abordagem descritiva e exploratória, e com procedimentos de natureza bibliográfica e documental. Foram extraídos e sistematizados os dados de 219 artigos de livre acesso publicados por 41 revistas científicas, que receberam trienalmente 294 citações, quanto aos resultados altmétricos, somados indicaram a atenção online no Facebook de 1.065 interações. O ciberespaço tem se firmado como um importante condutor para a comunicação da ciência, a comunidade científica percebeu a sua dinamicidade e interatividade, um ambiente que torna favorável o consumo, a criação e a partilha de informação em qualquer momento. O aperfeiçoamento de competências informacionais visam a melhoria e a eficiência nos processos de identificação, busca, acesso, uso e disseminação da informação nos mais diversos ambientes.
Downloads
Referências
ALBAGLI, S. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da Informação, v. 25, n. 3, 1996. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639/643. Acesso em: 3 set. 2022.
ARAÚJO, Ronaldo Ferreira. Estudos métricos da informação na web e o papel dos profissionais da informação. Bibliotecas Universitárias: pesquisas, experiências e perspectivas, v. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistarbu/article/view/3074. Acesso em: 28 ago. 2022.
BELLUZZO, Regina Célia Baptista. Transformação digital e competência em informação: reflexões sob o enfoque da agenda 2030 e dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Conhecimento em Ação, v. 4, n. 1, p. 3-30, 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/26573. Acesso em: 02 set. 2022.
BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco; SALDANHA, Gustavo Silva. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 29, n. 3, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/147938 Acesso em: 03 set. 2022.
BUENO, Wilson Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, v. 15, n. 1esp, p. 1-12, 2010. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/33484 Acesso em: 29 ago. 2022.
CASARIN, Helen Castro Silva; PAULO, Rodrigo Barbosa. Uso seguro da informação: uma análise na base de dados scopus. Palabra Clave (Argentina), v. 9 No 2, n. 2, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/v/139677. Acesso em: 03 set. 2022.
DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1016. Acesso em: 29 ago. 2022.
GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em informação: conceitos, características e desafios. AtoZ: Novas Práticas em Informação e Conhecimento, v. 2, n. 1, p. 5-9, 2013. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/41315. Acesso em: 25 ago. 2022.
GEN N. & G. Conhecimentos, habilidades e atitude: o cha. GEN NEGÓCIOS & GESTÃO, 2019. Disponível em: https://gennegociosegestao.com.br/conhecimentos-habilidades-atitudes-cha/. Acesso em: 01 set. 2022.
GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Estudos métricos da Informação. In: Análises relacionais de citação para a identificação de domínios científicos: uma aplicação no campo dos Estudos Métricos da Informação no Brasil. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2020. Cap. 2, p. 19-75. Disponível em: https://books.scielo.org/id/tx83k/pdf/gracio-9786586546125-02.pdf. Acesso em: 23 ago. 2022.
PRÍNCIPE, Eloisa. Comunicação científica e redes sociais. In: ALBAGLI, S. (org.) Fronteiras da ciência da informação. Brasília, DF: IBICT, 2013. p. 196-216. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1020. Acesso em: 23 ago. 2022.
VANTI, Nadia Aurora Peres. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ci/a/SLKfBsNL3XHPPqNn3jmqF3q/?lang=pt. Acesso em: 29 ago. 2022.
VITORINO, Elizete Vieira; PIANTOLA, Daniela. Competência em Informação: conceito, contexto histórico e olhares para a Ciência da Informação. Florianópolis: Editora Ufsc, 2019. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/212553/E-book%20Compet%C3%AAncia%20em%20informa%C3%A7%C3%A3o%2031ago20.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 22 ago. 2022.
WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, [S. l.], v. 29, n. 2, 2000. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/889. Acesso em: 1 set. 2022.
WIENER, Norbert. Cibernética e sociedade: o uso humano de seres humanos. São Paulo: Cultrix, 1970. Disponível em: https://sites.ufpe.br/moinhojuridico/wp-content/uploads/sites/49/2021/10/Ciber-2c-22-out-Cibernetica-e-Sociedade-Norbert-Wiener.pdf. Acesso em: 3 set. 2022.
Publicado
Como citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 P2P E INOVAÇÃO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.