A cultura digital como espaço de possibilidade para a formação de sujeitos

Andrea Brandão Lapa Lapa, Andreson Lopes Lacerda, Isabel Colucci Coelho

Resumo


Na problemática da integração de tecnologias da informação e comunicação (TIC) é preciso fugir ao dualismo das respostas comuns: de um lado a apologia à técnica como salvadora e protagonista da inovação, de outro a resistência inócua dada a inevitabilidade da vida cotidiana afetada pela comunicação em redes digitais. A aposta está na via alternativa que defende a apropriação crítica e criativa das tecnologias. Nesse contexto, ganha relevância a formação de sujeitos, aqueles capazes de subjetivar sua vivência encontrando outros sentidos humanos e sociais para o uso de TIC, que são autores, produtores e cidadãos na/da cultura digital. Com vistas a identificar novos espaços de possibilidade para a formação de sujeitos nas redes sociais, foi realizada uma pesquisa que integrou tanto a pesquisa-ação nas escolas quanto a observação do ciberativismo. O objetivo foi de reconhecer fatores e circunstâncias promotores da formação crítica, para apontar orientações para a apropriação de TIC em processos educativos na perspectiva da emancipação social. Como resultado, são apontadas referências para o fomento de fatores e circunstâncias como: pluralidade, agir comunicativo, diálogo tradutor, confiança, colaboração, autonomia, cooperação e postura de aprendiz permanente. Na análise do processo, foram identificadas contribuições para a reflexão no campo da educação, particularmente na importância de uma formação para a apropriação crítica e criativa de TIC como perspectiva emancipadora de formação de sujeitos para a cidadania na cultura digital.


Palavras-chave


Integração de tecnologias; Tecnologias da Informação e Comunicação; Empoderamento; Cultura Digital; Formação para a cidadania

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