Recursos Educacionais Abertos: Uma revisão integrativa das perspectivas para o II Congresso Mundial de REA

Marineli Joaquim Meier, Henrique Oliveira Silva, Aline Fornari, Giseli Campos Gaioski Leal

Resumo


O presente artigo apresenta uma síntese sobre o levantamento dos desafios e soluções para a implementação da Educação Aberta. Realizada por especialistas de diversas regiões do mundo, e registradas em documentos gerados nas seis Consultas Regionais de Recursos Educacionais Abertos. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com o intuito de realizar a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional. Os resultados, organizados sinteticamente, são analisados e confrontados com o estudo de caso da implantação do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos do Paraná, REA Paraná. Dentre os principais resultados alcançados, aponta-se que, apesar das dificuldades apresentadas, a resposta que soluciona e supera essa dificuldade está declarada nos diversos modelos que indicam as dimensões que devem ser consideradas na implementação de programas de REA. Entre as soluções, aponta-se a criação de políticas nacionais que incentivem o desenvolvimento de políticas institucionais de REA nas instituições públicas.


Palavras-chave


Educação Aberta; Práticas Educacionais Abertas; Consultas Regionais

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