Recursos Educacionais Abertos: Uma revisão integrativa das perspectivas para o II Congresso Mundial de REA

Autores

  • Marineli Joaquim Meier
  • Henrique Oliveira Silva
  • Aline Fornari
  • Giseli Campos Gaioski Leal

Palavras-chave:

Educação Aberta, Práticas Educacionais Abertas, Consultas Regionais

Resumo

O presente artigo apresenta uma síntese sobre o levantamento dos desafios e soluções para a implementação da Educação Aberta. Realizada por especialistas de diversas regiões do mundo, e registradas em documentos gerados nas seis Consultas Regionais de Recursos Educacionais Abertos. A metodologia adotada é a revisão integrativa, com o intuito de realizar a integração entre a pesquisa científica e a prática profissional no âmbito da atuação profissional. Os resultados, organizados sinteticamente, são analisados e confrontados com o estudo de caso da implantação do Programa Paranaense de Práticas e Recursos Educacionais Abertos do Paraná, REA Paraná. Dentre os principais resultados alcançados, aponta-se que, apesar das dificuldades apresentadas, a resposta que soluciona e supera essa dificuldade está declarada nos diversos modelos que indicam as dimensões que devem ser consideradas na implementação de programas de REA. Entre as soluções, aponta-se a criação de políticas nacionais que incentivem o desenvolvimento de políticas institucionais de REA nas instituições públicas.

Biografia do autor

Marineli Joaquim Meier

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil.  Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR - Brasil.

Henrique Oliveira Silva

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Porto Alegre, RS - Brasil. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) - Curitiba, PR - Brasil.

Aline Fornari

Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Curitiba, PR -  Brasil. Professora pesquisadora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Brasil.

Giseli Campos Gaioski Leal

Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná, (UFPR) - Brasil. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil. Professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Curitiba, PR – Brasil.

Downloads

Publicado

04/04/2018

Como citar

Meier, M. J., Silva, H. O., Fornari, A., & Leal, G. C. G. (2018). Recursos Educacionais Abertos: Uma revisão integrativa das perspectivas para o II Congresso Mundial de REA. Inclusão Social, 10(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4174