Histórias de vida de imigrantes brasileiros/as: como entender o choque cultural e a experiência da minoria étnica

Autores

  • Sonia Padoan-Moura Universidad del Pais Vasco http://orcid.org/0000-0001-6289-647X
  • Nekane Basabe Barañano Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España
  • Saioa Teletxea Artzamendi Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Resumo

Uma das fontes de choque cultural nas migrações surge da experiência de minoria étnica que experimentam as pessoas nas sociedades receptoras, o que implica mudanças profundas na identidade social e familiar dos migrantes. Este estudo qualitativo analisa os relatos que surgiram nas discussões em grupo realizadas entre imigrantes brasileiros residentes na Espanha (n = 16 participantes em 3 grupos de discussão, com idade média de 40,56 DT = 13,71; 50% de mulheres). As discussões foram gravadas, transcritas e codificadas por juízes cegos. Resultaram 186 ideias e o acordo entre juízes obtido para a classificação das ideias foi alto (kappa = 0,837). O programa Atlas-ti foi utilizado para a contagem das ideias e para a análise das relações entre categorias e ideias. A experiência de minoria étnica na sociedade anfitriã relatada pelas pessoas imigrantes incluem os estereótipos étnicos (15%), as experiências de discriminação (43%) e as formas de enfrentar a experiência de aculturação (42%). As respostas de enfrentamento individuais foram mais frequentes que as coletivas, e as formas cognitivas predominaram em comparação com as comportamentais. Entre as primeiras, destacam-se a regulação e o controle emocional, a reinterpretação positiva da experiência e a mobilidade individual. As formas coletivas incluíram a atribuição de responsabilidade pela discriminação ao preconceito em grupo, as comparações sociais vantajosas e a competição social. Se discute como as maneiras de lidar com o estigma de imigrante reproduzem as predições da Teoria da Identidade Social (TIS) e incorporam formas de regulação frente ao choque cultural.

Biografia do autor

Sonia Padoan-Moura, Universidad del Pais Vasco

Investigador Doutor

Sonia Padoan-Moura
Dpto. Psicología Social / Gizarte Psikologia / Social Psychology
Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea /
University of Basque Country
Avenida Tolosa 70, 20018 San Sebastián-Donostia, Spain

Nekane Basabe Barañano, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
Profesora Catedrática, Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV/EHU), Donostia / San Sebastián, España.
ID ORCID: 0000-0003-4753-4299
ID WOS: D-3918-2011

Saioa Teletxea Artzamendi, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España

Doctora, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
Profesora agregada, Departamento de Psicología Social, Universidad del País Vasco (UPV / EHU), Donostia / San Sebastián, España.
ID ORCID: 0000-0003-3682-9155 
ID WOS: K-4927-2014

Downloads

Publicado

13/01/2021

Como citar

Padoan-Moura, S. ., Basabe Barañano, N., & Teletxea Artzamendi, S. (2021). Histórias de vida de imigrantes brasileiros/as: como entender o choque cultural e a experiência da minoria étnica. Inclusão Social, 13(2). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/5513