Intersubjetividades na educação

uma abordagem fenomenológica-existencialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6977

Palavras-chave:

fenomenologia-existencialista; filosofia da educação; educação.

Resumo

O presente trabalho apresenta uma reflexão entre educação, conhecimento e ação, sob a perspectiva da abordagem fenomenológica-existencialista. Destaca a importância de atribuir significado e interpretar os fatos, ressaltando a singularidade do ser humano e sua capacidade de dar sentido ao processo educacional. Além disso, enfatiza a intersubjetividade, a alteridade e a responsabilidade na formação do eu e na compreensão do mundo. A fenomenologia é apresentada como uma abordagem que busca transcender dicotomias, destacando a interconexão entre o eu e o mundo. Em suma, o presente texto defende a importância da autonomia, interpretação e interação na formação humana, sob uma perspectiva fenomenológica-existencialista

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ARISTÓTELES. Política. Tradução e notas: António Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Colecção: Vega, Lisboa, Vegas Universidade/Ciências Sociais e Políticas. 1998.

BOLLNOW, O.F. Pedagogia e filosofia da existência: um ensaio sobre formas instáveis da educação. 2ª edição. Rio de Janeiro: Vozes, 1974.

CAMINHA, I. de O. Fenomenologia e educação. Trilhas filosóficas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 11–21, 2020. Disponível em: <https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1792>. Acesso em: 22 dez. 2023.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CAPALBO, Creusa. Fenomenologia e educação. Revista Fórum Educacional. v. 14 n. 3: 41-61, jun./ago. Rio de Janeiro, 1990.

DARTIGUES, André. O que é a Fenomenologia? São Paulo: Centauro, 2005.

FERREIRA, H. G.; PINEL, H.; RESENDE, M. (2018). Educação especial e protagonismo: uma leitura fenomenológica sobre o atendimento educacional especializado – AEE. v. 2 (2018): V Seminário Nacional de Educação Especial/ XVI Seminário Capixaba De Educação Inclusiva. < https://periodicos.ufes.br/snee/article/view/24055> Acesso em: 23 dez. 2023.

LÉVINAS, Emmanuel. Ética e Infinito. Trad. João Gama. Lisboa: Ed. 70, 1988.

________. Totalidade e Infinito. Lisboa: Edições 70, 1980.

HEIDEGGER, M. Ser e Tempo. Trad. Marcia Sá Cavalcanti. 10. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2015.

HEIDEGGER, Martin. Os Problemas Fundamentais da Fenomenologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

________. Sobre o humanismo. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967.

HUSSERL, Edmund. A crise das ciências europeias e a fenomenologia transcendental. Rio de Janeiro: Forense Universitária 2012a.

________. Idéias para uma Fenomenologia pura e para uma Filosofia Fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Tradução de Márcio Suzuki. Aparecida: Idéias & Letras, 2006.

________. Investigações Lógicas. Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2012b.

________. Meditações Cartesianas e Conferências de Paris. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura (KrV). Lisboa: Calouste, 2008.

LEÃO, Emmanuel C. Aprendendo a pensar iii. Rio de Janeiro: Daimon, 2017.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Tradução Ricardo Corrêa Barbosa. 15. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2013.

SARTRE, Jean Paul. O existencialismo é um humanismo. In: ________. Os pensadores. Tradução de Rita Correia Guedes. São Paulo: Abril Cultural, 1984.

________. O Ser e o Nada – Ensaio de Ontologia Fenomenológica / tradução de Paulo Perdigão. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

Downloads

Publicado

18/06/2024

Como Citar

Intersubjetividades na educação: uma abordagem fenomenológica-existencialista. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6977, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6977. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6977. Acesso em: 21 nov. 2024.