Compreensões em torno da difusão cutural
revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9n1.p112-127Palabras clave:
Difusão cultural, Unidades de Informação, Revisão Sistemática de Literatura, Arquivologia, Biblioteconomia, MuseologiaResumen
Trata-se de uma pesquisa sobre a Difusão Cultural enquanto ação promotora e oportuna para as manifestações culturais locais e de conhecimento informacional e histórico cultural, particularmente em Unidades de Informação (UI), cujo objetivo geral foi compreender o conceito de Difusão Cultural nas Unidades de Informação, a partir da produção científica brasileira. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória e bibliográfica com o uso do método de Revisão Sistemática de Literatura (RSL) por conta de seu caráter auditável, reprodutível, imparcial e que reduz o número de vieses na pesquisa, sendo estruturada em 7 etapas: questão de pesquisa, estratégia de busca, critérios de inclusão e exclusão, busca da literatura, avaliação e seleção dos dados, extração dos dados e síntese. As bases de dados pesquisas foram SCIELO, Repositório do IBICT, BDTD, Web of Science e BRAPCI, no período de 2000 a 2021, sendo que o software utilizado para tratamento dos dados foi o StArt. Como conclusão, verificou-se que a Difusão Cultural é utilizada como ferramenta de disseminação da informação, estruturada, dialógica e assertiva que age sobre o usuário na construção do conhecimento, na apropriação da informação e da cultura além de abrir caminhos para divulgação das UI e reconhecimento de seu papel e importância na sociedade.
Descargas
Referencias
ALMEIDA JÚNIOR, O. F. Biblioteca pública: avaliação de serviços. Maringá: Editora da Universidade Estadual de Maringá, 2003.
ARAÚJO, C. A. A. Arquivologia, biblioteconomia, museologia e ciência da Informação: o diálogo possível. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2014.
BELLOTTO, H. L. Arquivos permanentes: tratamento documental. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2006.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
CURY, M. X. Comunicação museológica em museu universitário: pesquisa e aplicação no Museu de Arquivologia e Etnologia-USP. Revista CPC, São Paulo, v. 3, p. 69-90, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/15598/17172. Acesso em: 26 jul. 2021.
GOMES, I. S.; CAMINHA, I. O. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as ciências do movimento humano. Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41542/28358. Acesso em: 21 jul. 2021.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
MARIZ, A. C. A. A informação na internet: arquivos públicos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2012.
OKOLI, C. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 1-40, 2019. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/748/359. Acesso em: 21 jun. 2021.
PORTELLA, V. P. Difusão virtual do patrimônio documental do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul. 99 f. 2012. Dissertação (Mestrado em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Logeion: Filosofia da Informação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.