Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p207-221

Palabras clave:

Competência crítica; Competência em informação; Teoria crítica; Informação e democracia.

Resumen

O presente estudo pretende dialogar sobre o conceito contemporâneo da informação como veículo democrático. A informação na contemporaneidade tem sido banalizada, haja vista que ela é um instrumento de poder já que tem a capacidade de se comunicar com o seu meio e, ao mesmo tempo, é usada como estratégia de dominação. A democracia, governo de muitos, busca integrar interesse de todos na tentativa de criar um ambiente equânime de tomada de decisões. De um lado temos a informação e todas as suas nuanças e, do outro, a manipulação dela fundamentada no discurso de que corrobora para o movimento democrático. O tema é fronteiriço, arenoso e recorrente direcionado a seguinte pergunta de investigação: quais são as teorias produzidas no campo da informação que corroboram com o desenvolvimento de habilidades e competências na tomada de decisão democrática? Cabe refletir sobre os fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas dentro do contexto da teoria crítica, trazendo à tona, desse modo, a ideia da competência crítica em informação. Na tentativa de operar e sustentar este estudo, utilizaremos, como inspiração, o autor supracitado, para (re)pensar pressupostos teóricos da Ciência da Informação, e, por conseguinte, buscar responder à questão de investigação que orienta esse processo de investigação dialógico, porém, não se encerrando nela para procurar pensar a competência em informação na sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Referencias

ARAÚJO, C. A. V.; VALENTIM, M. L. P. A ciência da informação no brasil: mapeamento da pesquisa e cenário institucional. Bibliotecas: Anales de Investigación (Cuba), v. 15, n. 2, p. 232-259, 2019.

BETTINE, M. A teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas: bases conceituais. SP: EACH, 2021. 124 p.

BEZERRA, A. C.; BELONI, A. Os sentidos da “crítica” nos estudos de competência em informação. Em Questão, v. 25, n. 2, p. 208-228, 2019. DOI: 10.19132/1808-5245252.208-228 Acesso em: 09 set. 2022.

BEZERRA, A. C.; SCHNEIDER, M. A. F.; SALDANHA, G. S. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 29, n. 3, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/147938. Acesso em: 09 set. 2022.

BRISOLA, A. C.; ROMEIRO, N. L. A competência crítica em informação como resistência: uma análise sobre o uso da informação na atualidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. 3, p. 68-87, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/ 20.500.11959/brapci/100164. Acesso em: 09 set. 2022.

BRISOLA, A. C.; SAMPAIO, D. B.; RAMOS JÚNIOR, M. A. C. Delineamentos conceituais da competência em informação e da competência crítica em informação: uma proposta: conceptual outlines information literacy and critical information literacy: a proposal. In CID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 13, n. 1, p. 6-26, 2022. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v13i1p6-26 Acesso em: 09 set. 2022.

CAMPOS, A. C. B.; ZORZAL, L.; GERLIN, M. N. M. Na sociedade da informação uma metamorfose de conceitos: conhecimento e habilidades requeridas ao profissional da informação. In: Seminário Hispano Brasileño: Investigación em información, documentación y sociedade, 2017, Aracajú, SE. Anais... Aracajú, SE: EDUNIT, 2017.

CAPURRO, R.; HJORLAND, B. O conceito de informação. Perfectivas em Ciência da Informação, v.12, n. 1, p. 148-207, jan./abr., 2007. Disponível em: https://www.scielo. br/j/pci/a/j7936SHkZJkpHGH5ZNYQXnC/. Acesso em: 16 set. 2022.

COSTA, M. I. M.; FURTADO, R. L. As práticas informacionais de estudantes quilombolas: contribuições da competência crítica em informação. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 17, p. 1-19, 2021. Disponível em: http://hdl.handle.net/ 20.500. 11959/brapci/162506. Acesso em: 09 set. 2022.

CASTELLS, M. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

DODEBEI, V. L. [pós] verdade e (des) informação possíveis contextos discursivo-conceituais. Em Questão, v. 27, n. online, n. 2, p. 117-137, 2021. DOI: 10.19132/1808-5245272.117-137 Acesso em: 01 set. 2022.

FARIA, C. F. Democracia deliberativa: Habermas, Cohen e Bohman. Lua Nova: Revista de Cultura e Política, (50), 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ln/a/VH5sdwRWm TZFXm9dFYCzKDM/. Acesso em: 01 set. 2022.

FREITAG, B. A teoria crítica: ontem e hoje. 5ª edição. SP: Brasiliense, 1994.

LE COADIC, Y. A ciência da informação. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2010.

GERLIN, M. N. M. Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI. Vitória, ES: Edufes; Rio de Janeiro: MC&, 2020.

GERLIN, M. N. M.; SIMEÃO, E. L. M. S. Transgressões no campo da Ciência da Informação: abordagens de uma prática científica em permanente constituição. Em Questão, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 34, 2017. DOI: 10.19132/1808-5245232.34-58. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/article/view/58930. Acesso em: 6 jun. 2021.

MARTÍNEZ-ÁVILA, D.; MELLO, M. R. G. Teoria crítica, pedagogia crítica e competência crítica em informação: aproximações teóricas à ciência da informação. Informação & Informação, v. 26, n. 4, p. 1-23, 2021. DOI: 10.5433/1981-8920.2021v26n4p1 Acesso em: 09 set. 2022.

MEDEIROS, J. W. de M.; FIDELIS, M. B. “Cartadas do jogo informacional”: a perspectiva dual da informação como matriz do mundo sistêmico e do mundo vivido. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 23, p. 133-144, jan./abr. 2013.

MELLO, M. R. G.; MARTÍNEZ-ÁVILA, D. Competência crítica em informação em saúde: reflexões teóricas sobre a condição de vulnerabilidade de refugiados. Asklepion: Informação em Saúde, v. 2, p. 19-36, 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/ 20.500.11959/ brapci/198105. Acesso em: 09 set. 2022.

MELO, D. A.; ALVES, E. C.; BRASILEIRO, F. S. Práticas informacionais das mulheres negras. Revista Folha de Rosto, v. 5 n. Especial, n. Especial, p. 5-23, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/136573. Acesso em: 09 set. 2022.

Publicado

15/12/2022

Cómo citar

Pressupostos da competência crítica em informação e fundamentos da democracia deliberativa a partir de Jürgen Habermas. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 207–221, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p207-221. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6175. Acesso em: 21 nov. 2024.