Violência escolar e racionalidade comunicativa

reflexões sobre a busca de uma educação pela paz

Autores/as

  • Adrielly Benigno de Moura Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-9708-9253
  • Francisco Ribeiro dos Santos Júnior Universidade Federal da Paraíba
  • Edna Gusmão de Góes Brennand Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307

Palabras clave:

Violência escolar. Racionalidade comunicativa. UNESCO.

Resumen

Compreender a violência na sociedade contemporânea requer o mapeamento dos fatores geradores de atos violentos bem como sua prevenção por meio de políticas públicas e de processos educacionais. Este artigo traz algumas reflexões sobre a racionalidade comunicativa e a violência escolar no contexto da crescente exclusão social e a crise de horizontes utópicos para a construção da educação e da formação de sujeitos de direitos. A abordagem metodológica está ancorada na perspectiva da análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), do documento ‘Violência escolar e bullying: relatório sobre a situação mundial’, publicado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). São analisadas as pretensões de validade das informações e dos dados considerados relevantes por meio da elaboração de dois eixos principais para analisar a violência escolar apresentada no relatório: a) definições e amparos legais; b) impactos e principais desafios sobre a violência escolar e o bullying. Nessa perspectiva, recorreremos à Racionalidade Comunicativa, ponto central da Teoria do Agir Comunicativo, de Jürgen Habermas, para refletir sobre os achados e saber quais as bases consideradas relevantes para se construir uma educação para a paz alicerçada no diálogo e no entendimento.

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Publicado

15/12/2022

Cómo citar

Violência escolar e racionalidade comunicativa : reflexões sobre a busca de uma educação pela paz. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, p. 292–307, 2022. DOI: 10.21728/logeion.2022v9nesp.p292-307. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6179. Acesso em: 21 nov. 2024.