YouTube como fonte de informação na promoção de uma educação antirracista para bibliotecas escolares

Autores/as

  • Clarice do Carmo Siqueira Universidade Federal de Goiás
  • Erinaldo Valério Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6956

Palabras clave:

relações étnico-raciais, YouTube - vozes negras, biblioteca escolar, fontes de informação

Resumen

O YouTube é um dos sites mais acessados do mundo, a plataforma conta com diversas ferramentas de interatividade e compartilhamento de informações, heranças do surgimento da Web 2.0. O cyberespaço permitiu com que questões sociais ganhassem mais visibilidade, assim como, as relações étnico-raciais, um dos principais assunto discutidos neste trabalho. Nesta perspectiva, a seguinte pesquisa se propôs a investigar o YouTube como ferramenta no auxílio aos/as estudantes enquanto fonte de informação para uma educação antirracista. Tendo em vista que, a educação é um dos caminhos para combater mazelas sociais, como o racismo, o estudo tem como objetivo geral analisar a plataforma YouTube como fonte de informação educacional na promoção de uma educação antirracista nas bibliotecas escolares. Estabelece como metodologia, uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa e de natureza básica. Entende que a biblioteca escolar pode ser um espaço que promova a diversidade e uma educação mais democrática. Com isso, a plataforma YouTube, a partir de seus vídeos, é uma fonte informacional que pode auxiliar bibliotecárias/os neste sentido. Indica o levantamento de 9 canais apresentados pelo Fundo Vozes Negras do YouTube, como fonte de informação antirracista para bibliotecas escolares. Defende, a importância da utilização destes canais em ambiente escolar, por meio da amostra de vídeos definida no corpo deste trabalho. Conclui que os conteúdos aqui apresentados, mostram que as reflexões sociais, em espaços de destaque como o YouTube, são importantes para a reconstrução de uma identidade negra positiva, negada a população negra ao longo da história.

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Referencias

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Publicado

03/05/2024

Cómo citar

YouTube como fonte de informação na promoção de uma educação antirracista para bibliotecas escolares . Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6956, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6956. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6956. Acesso em: 23 nov. 2024.