Presença social e institucional dos Chefes de Governo das Américas nas Redes Sociais

uma análise da comunicação no Twitter sobre o COVID-19

Autores

  • Lucas Dejard Moreira Mendonça UFPA
  • Adriano Madureira dos Santos Universidade Federal Do Pará
  • Harold Dias de Mello Junior Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Rita de Cássia Romeiro Paulino Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brazil
  • Karla Figueiredo Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
  • Fernando Augusto Ribeiro Costa Center for High Amazon Studies, Federal University of Pará, Belém, Pará, Brazil
  • Marcos César da Rocha Seruffo Federal University of Pará (UFPA), Belém, Pará, Brazil

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2021v8n1.p104-129

Palavras-chave:

Presença Social, Populismo, Presidentes da América, Twitter, Análise de Redes Sociais, COVID-19

Resumo

Este artigo examinou os perfis pessoais dos Chefes de Governo dos países da América do Sul / do Norte e como eles se comunicaram com seus públicos sobre as medidas institucionais para conter o COVID-19. As análises foram realizadas em dados coletados do Twitter de novembro de 2019 a novembro de 2020. Este estudo inclui: i) análise quantitativa, medição de categorias e ênfases na comunicação de tweets, retuítes, curtidas e comentários sobre assuntos relevantes para a pandemia; ii) análise qualitativa que permitiu avaliar discursos para identificar a interferência política e a eficácia da comunicação em momentos críticos da pandemia. Foi possível inferir que cada presidente tem suas singularidades e compreensão sobre o uso das Redes Sociais como ferramenta de comunicação mais direta com seu público. Verificou-se também que o sucesso da comunicação não é diretamente proporcional ao volume de mensagens no Twitter, mas aos aspectos sociopolíticos e lideranças institucionais que podem fazer a diferença nas Redes Sociais no combate ao COVID-19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriano Madureira dos Santos, Universidade Federal Do Pará

    Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), atualmente contribui com a pesquisa como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

  • Harold Dias de Mello Junior, Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

    Recebeu o título de Bacharel e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), respectivamente em 1999 e 2006, e o título de Doutor em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 2014. Atualmente é professor titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Seus interesses de pesquisa estão relacionados a métodos de Inteligência Computacional aplicados a sistemas de suporte à decisão, classificação de padrões, previsão de séries temporais, controle, otimização e Mineração de Dados.

  • Rita de Cássia Romeiro Paulino, Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brazil

    Bolsista de Pós-Doutorado CNPq - Brasil pela Ryerson University - SocialMediaLab Toronto - Ca. Concluiu o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2011. Atua como Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR), Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil . Desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de WebDesign, Multiplatform Interactive Content, PWA Applications (Progressive Web Apps), Social Network Analysis e Data Journalism, tem experiência profissional como WebDesign Master. Publicou os livros: Comunicação e Comunidades Virtuais - Participação e Colaboração (2012), WebDesign Basics (2014) e organizou: Jornalismo, sociedade e pandemia (2020), Jornalismo para Tablets (2013), Pesquisa e Prática, Gêneros e formatos em ciberjornalismo ( 2019). Participa da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais / Jortec e do Nephi-Jor - Núcleo de Estudos e Produção em Hipermídia aplicada ao Jornalismo e do Grupo de Pesquisa em Hipermídia e Linguagem / CNPq.

  • Karla Figueiredo, Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

    Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil, com mestrado e doutorado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o Dr. Figueiredo é o Chefe do Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional (LIRA) desenvolvendo mais de 30 projetos em inteligência computacional. Ela é autora de 10 capítulos de livros e mais de 50 artigos científicos na área de soft computing e aprendizado de máquina. Orientou mais de 20 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a métodos e aplicações de Inteligência Computacional, incluindo Redes Neurais, Lógica Fuzzy, Sistemas Híbridos Inteligentes, Robótica e Agentes Inteligentes, aplicados a sistemas de apoio à decisão, classificação de padrões, previsão de séries temporais, processamento de linguagem natural, controle, otimização e Mineração de dados.

  • Fernando Augusto Ribeiro Costa, Center for High Amazon Studies, Federal University of Pará, Belém, Pará, Brazil

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Centro de Estudos do Alto Amazonas (PDTU / NAEA / UFPA). Especialista em Comunicação Científica na Amazônia pelo Programa Internacional de Formação de Especialistas em Desenvolvimento das Áreas Amazônicas do Centro de Altos Estudos da Amazônia (FIPAM / NAEA / UFPA). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduado em Geografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA / Belém). Atualmente pesquisa sobre a violência contra a população negra, na perspectiva da Necropolítica, na Região Metropolitana de Belém e como essa população se articula na resistência a essa violência.

  • Marcos César da Rocha Seruffo, Federal University of Pará (UFPA), Belém, Pará, Brazil

    Recebeu o título de Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) em 2004, e o título de Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará em 2008, onde também recebeu o título de Doutor em Engenharia Elétrica com ênfase em Computação Aplicada. Atualmente, é professor associado nível IV da Universidade Federal do Pará (UFPA). É Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC). É pesquisador do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO). Dr. Seruffo é autor de mais de 80 artigos científicos. Seus interesses de pesquisa são Ciência da Computação, Tecnologias Sociais, TV Digital, Redes de Computadores, Tecnologias de Acesso e Interação Homem-Computador. É Membro Associado da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Referências

Agren, D. (2021, January 15). Amid pandemic’s terrible toll, Mexico’s Andres Manuel Lopez Obrador doubles down on austerity. The Globe and Mail. Retrieved from https://www.theglobeandmail.com/world/article-amid-pandemics-terrible-toll-mexicos-andres-manuel-lopez-obrador

Canada. (2019). Prime Minister Justin Trudeau. Retrieved from https://pm.gc.ca/en/prime-minister-justin-trudeau

Castells, M. (2017). Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da Internet. Editora Schwarcz-Companhia das Letras.

Chamby-Diaz, J. C., & Bazzan, A. (2019). Identifying traffic event types from twit- terby multi-label classification. In 2019 8th Brazilian conference on intelligent systems (bracis) (pp. 806–811).

Cherilyn I, P., Julie. (2018). Journalism, fake news & disinformation: handbook for journalism education and training. Unesco Publishing.

De Vreese, C. H., Esser, F., Aalberg, T., Reinemann, C., & Stanyer, J. (2018). Populism as an expression of political communication content and style: A new perspective. The international journal of press/politics, 23 (4), 423–438.

Dhillon, K. (2016, November 03). One year in, Justin Trudeau makes his mark on social media. CTV News. Retrieved from https://www.ctvnews.ca/politics/one-year-in-justin-trudeau-makes-his-mark-on-social-media-1.3142825.

Fernandez Garcia, B., & Salgado, S. (2020). Populism by the people: An analysis of online comments in Portugal and Spain. In International conference on social media and society (pp. 210–219).

Groshek, J., & Koc-Michalska, K. (2017). Helping populism win? Social media use, filter bubbles, and support for populist presidential candidates in the 2016 US election campaign. Information, Communication & Society, 20 (9), 1389–1407.

Gruzd, A., & Mai, P. (2020). Inoculating against an infodemic: A Canada-wide covid-19 news, social media, and misinformation survey. Social Media, and Misinformation Survey (May 11, 2020).

Guardian, T. (2020, July 8). How Bolsonaro downplayed covid-19 before, and after, he contracted the virus – video. The Guardian. Retrieved from https://www.theguardian.com/world/video/2020/jul/08/how-bolsonaro-downplayed-covid-19-before-and-after-he-contracted-the-virus-video.

Joe Murphy, N. C., Jiachuan Wu, & Muccari, R. (2021). Graphic: Coronavirus deaths in the u.s., per day. Retrieved from https://www.nbcnews.com/health/health-news/coronavirus-deaths-united-states-each-day-2020-n1177936.

Jones M., P. (2019, April 16). Alberto Fernandez and the Pandemic: From co-president of half of Argentines to President of all. Csis. Retrieved from https://www.csis.org/analysis/alberto-fernandez-and-pandemic-co-president-half-argentines-president-all

Karakiza, M. (2015). The impact of social media in the public sector. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 175 , 384–392.

Khan, G. F., Yoon, H. Y., & Park, H. W. (2014). Social media communication strategies of government agencies: Twitter use in Korea and the USA. Asian Journal of Communication, 24 (1), 60–78.

Kreis, R. (2017). The “tweet politics” of President Trump. Journal of language and politics, 16 (4), 607–618.

Kuˇsen, E., & Strembeck, M. (2018). Politics, sentiments, and misinformation: An analysis of the twitter discussion on the 2016 Austrian Presidential elections. Online Social Networks and Media, 5 , 37–50.

Lutu, P. E. N. (2019). Using Twitter mentions and a graph database to analyse social network centrality. In 2019 6th International Conference on Soft Computing & Machine Intelligence (iscmi) (pp. 155–159).

Mathur, A., Kubde, P., & Vaidya, S. (2020). Emotional analysis using Twitter data during pandemic situation: Covid-19. In 2020 5th International Conference on Communication and Electronics Systems (ICCES) (pp. 845–848).

McCormick, R. (2016, November 13). Donald Trump says Facebook and Twitter ’helped him win’. CNN World. Retrieved from https://www.theverge.com/2016/11/13/13619148/trump-facebook-twitter-helped-win.

Mergel, I. (2013). Social media adoption and resulting tactics in the US Federal Government. Government Information Quarterly, 30 (2), 123–130.

Mossberger, K., Wu, Y., & Crawford, J. (2013). Connecting citizens and local governments? Social media and interactivity in major us cities. Government Information Quarterly, 30 (4), 351–358.

Mundo, R. B. N. (2019, May 18). Paso | Quienes Alberto Fernandez, el candidato a la presidencia de Argentina que comparte la formula con Cristina Kirchner. BBC News Mundo. Retrieved from https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-48323822.

Nai, A. (2020). The Trump paradox: how cues from a disliked source foster resistance to persuasion. Politics and Governance, 8 (1), 122–132.

Narayanrao, P. V., & Kumari, P. L. S. (2020). Analysis of machine learning algorithms for predicting depression. In 2020 international conference on computer science, engineering and applications (iccsea) (pp. 1–4).

Newton, P. (2020, December 15). Canada begins Vovid-19 vaccinations, but officials fear supply issues due to global scramble. CNN World. Retrieved from https://edition.cnn.com/2020/12/14/americas/ canada-covid-19-vaccinations/index.html.

Purnomo, A., Agustina, I. A., Septianto, A., Prasetyo, Y. E., et al. (2020). Instagram literature: Insights from scientometric application. In 2020 international confer ence on information management and technology (icimtech) (pp. 583–587).

Recuero, R., Soares, F. B., & Gruzd, A. (2020). Hyperpartisanship, disinformation and political conversations on twitter: The Brazilian presidential election of 2018. In Proceedings of the International AAAI Conference on Web and Social Media (Vol. 14, pp. 569–578).

Recuero, R., Zago, G., & Soares, F. (2019). Using social network analysis and social capital to identify user roles on polarized political conversations on Twitter. Social Media+ Society , 5 (2), 2056305119848745.

Rieger, J.(2020, November 2).The Washington post (2020). 40 times Trump said the Coronavirus would go away. The Washington post. Retrieved from https://www.washingtonpost.com/video/politics/40-times-trump-said-the-coronavirus-would-go-away/2020/04/30/ d2593312-9593-4ec2-aff7-72c1438fca0e video.html

Ryabchenko, N., & Malysheva, O. (2017). How to become a President: Election technologies in the post-truth and fake news era. Man in India, 97 (23), 507– 527.

Slimovich, A. (2016). Polıtica y redes sociales en argentina. el caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter. Signo y Pensamiento, 35 (68), 86–100.

Thijs, B., & Gl¨anzel, W. (2018). The contribution of the lexical component in hybrid clustering, the case of four decades of “scientometrics”. Scientometrics, 115 (1), 21–33.

Twint Project. (2017). Twint - Twitter intelligence tool. Retrieved from http://web.archive.org/web/20080207010024/http://www.808multimedia.com/winnt/kernel.htm.

Twitter. (2020). Permanent suspension of @realdonaldtrump. Retrieved from https://blog.twitter.com/en us/topics/company/2020/suspension.html.

Twitter. (2020, October 29). Shareholder letter. Retrieved from https://investor.twitterinc.com/home/default.aspx.

VOSviewer. (2020). ”vosviewer”. Retrieved from https://www.vosviewer.com/

Waisbord, S., & Amado, A. (2017). Populist communication by digital means: presidential Twitter in latin america. Information, communication & society , 20 (9), 1330–1346.

Yum, S. (2020). Social network analysis for Coronavirus (covid-19) in the United States. Social Science Quarterly , 101 (4), 1642–1647.

Main supplementary file: https://www.dropbox.com/sh/w43tv8jdhji2nqe/AADjrK8359kIkpHyQVT081Jga?dl=0

Arquivos adicionais

Publicado

13/09/2021

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Presença social e institucional dos Chefes de Governo das Américas nas Redes Sociais: uma análise da comunicação no Twitter sobre o COVID-19. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 1, p. 104–129, 2021. DOI: 10.21728/logeion.2021v8n1.p104-129. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/5805. Acesso em: 21 nov. 2024.