Documentos musicográficos como dispositivos de memória cultural
DOI:
https://doi.org/10.21728/logeion.2024v11n1e-7245Palavras-chave:
documento musicográfico, informação musical, memória culturalResumo
Esta pesquisa teve o objetivo de identificar os elementos constituintes do documento musicográfico e se esses evidenciam indícios de memória cultural e da identidade do compositor. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, com uso do método indiciário. A análise e a interpretação dos dados foram pautadas na abordagem qualitativa. Os resultados indicaram que o documento musicográfico reúne elementos da estrutura social, elementos musicais e elementos tecnológicos capazes de revelar o contexto da produção do item documental, como também os traços de memória e identidade do compositor. Portanto, o estudo conclui que a composição musical pode ser considerada um significativo dispositivo de memória cultural.
Downloads
Referências
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
ASSMANN, Aleida. Canon and Archive. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter De Gruyter, 2008. p. 97-107.
ASSMANN, Jan. Communicative and Cultural Memory. In: ERLL, Astrid; NÜNNING, Ansgar (Ed.). Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook. Berlin: Walter De Gruyter, 2008. p. 109-118.
BENNET, R. Elementos básicos da música. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
CANDAU, Joel. Antropologia da memória. Lisboa: Instituto Piaget, 2013.
CATROGA, Fernando. Memória, história e historiagrafia. Coimbra: Quarteto, 2001.
COPLAND, Aaron. Como ouvir e entender música. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.
DODEBEI, Vera Lúcia Doyle. O sentido e o significado de documento para Memória Social. Tese de Doutorado (Escola de Comunicação da UFRJ). Rio de Janeiro, 1997.
GALINDO, Marcos. A redescoberta do trabalho coletivo. In: AZEVEDO NETTO, Carlos Xavier. Informação, Patrimônio e Memória: diálogos interdisciplinares. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
GROVE, George. Dicionário Grove de Música. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 1994.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
MINAYO, Maria Cecília Souza de. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2003.
MERRIAM, Alan P. The Antropology of Music. Evanston: Northewestern University Press, 1964.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.
SOTUYO BLANCO, Pablo. O Patrimônio Musical na Bahia: diagnóstico, estratégias e propostas. In: COTTA, A. G.; BLANCO, P. S. Arquivologia e patrimônio musical. Salvador: Edufba, 2016.
STONE, Ruth M. Theory for Ethnomusicology. New Jersey: Pearson Prentice Hall, 2008.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ana Claudia Medeiros de Sousa, Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista é publicada sob a licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 4.0 Internacional.
O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.
Os textos são de responsabilidade de seus autores.
É permitida a reprodução total ou parcial dos textos da revista, desde que citada a fonte.