Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis
Palavras-chave:
Ensino bilíngue, Ambientes virtuais, Acessibilidade, SurdosResumo
Apresentam-se os resultados de uma investigação exploratória sobre as práticas utilizadas no ensino bilíngue de alunos surdos, com o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de construção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível. Estão presentes dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a construção deste ambiente, assim como dados relativos ao potencial que tal solução poderá ter nos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo,o presente artigo pretende ainda identificar os aspetos diferenciadores do ensino bilíngue em Portugal, em comparação com a realidade brasileira, a fim de apresentar um contributo inovador para o desenvolvimento futuro de ambientes de ensino e aprendizagem virtuais mais acessíveis e especificamente ajustados às particularidades das comunidades e culturas dos alunos surdos bilíngues.Downloads
Publicado
31/12/2017
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Como Citar
Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis. (2017). Inclusão Social. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843