Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis

Autores/as

  • Elisa Maria Pivetta UFSC/UFSM/UA
  • Ana Margarida Pisco Almeida Universidade de Aveiro
  • Daniela Satomi Saito IFSC/UFSC
  • Vania Ribas Ulbricht UFPR-UFSC

Palabras clave:

Ensino bilíngue, Ambientes virtuais, Acessibilidade, Surdos

Resumen

Apresentam-se os resultados de uma investigação exploratória sobre as práticas utilizadas no ensino bilíngue de alunos surdos, com o propósito de recolher dados conducentes à proposta de uma estratégia de construção de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem acessível. Estão presentes dados relativos às potencialidades da plataforma Moodle para a construção deste ambiente, assim como dados relativos ao potencial que tal solução poderá ter nos processos de ensino e aprendizagem. Entendendo que o desenvolvimento de ambientes acessíveis implica o conhecimento do contexto e da cultura do público-alvo,o presente artigo pretende ainda identificar os aspetos diferenciadores do ensino bilíngue em Portugal, em comparação com a realidade brasileira, a fim de apresentar um contributo inovador para o desenvolvimento futuro de ambientes de ensino e aprendizagem virtuais mais acessíveis e especificamente ajustados às particularidades das comunidades e culturas dos alunos surdos bilíngues.

Biografía del autor/a

  • Elisa Maria Pivetta, UFSC/UFSM/UA

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
    Brasil, com período sanduíche em Universidade de Aveiro. Professora da Universidade Federal de Santa
    Maria (UFSM) - Frederico Westphalen, RS - Brasil.

  • Ana Margarida Pisco Almeida, Universidade de Aveiro

    Doutora em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Professora
    da Universidade de Aveiro (UA) - Aveiro, Portugal.

  • Daniela Satomi Saito, IFSC/UFSC

    Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
    Brasil. Professora do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) - Palhoça, SC - Brasil.

  • Vania Ribas Ulbricht, UFPR-UFSC

    Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. Professora
    da Universidade Federal do Paraná (UFPR), PR - Brasil.

Publicado

31/12/2017

Cómo citar

Educação bilingue de alunos surdos: contributos para a construção de ambientes virtuais inovadores de ensino e aprendizagem acessíveis. (2017). Inclusão Social. https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/1843