Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil

Autores

  • Andressa Santos Rebelo
  • Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Palavras-chave:

Política de Educação Especial, Política de Educação Inclusiva, Escolarização, Inclusão escolar

Resumo

Ações têm sido realizadas para atender à demanda de alunos com diferentes características nas escolas públicas brasileiras, sob a perspectiva da atenção à diversidade. Para atender a alunos da educação especial,dentre outros procedimentos, foi implantado o Programa de Salas de Recursos Multifuncionais, que oferecem o atendimento educacional especializado (AEE) na rede pública. Este artigo propõe-se a analisar aspectos do Programa de Salas de Recursos Multifuncionais como forma de atendimento especializado empreendido pelo governo federal. Para a sua elaboração foram realizadas análise de documentos educacionais oficiais e levantamento, organização e análise de indicadores educacionais disponibilizados pelo Ministério da Educação. As análises mostram aumento do total de matrículas dos alunos da educação especial e dos espaços para o atendimento educacional especializado. No entanto, a abrangência do programa é bastante restrita em relação à demanda existente, mostrando que parte considerável dos alunos pode não estar recebendo atendimento educacional especializado. Se, por um lado, o acréscimo representa um avanço para as ações na escola pública, por outro, requer o seu contínuo aprimoramento, sob o risco de que apenas a matrícula não venha a garantir o acesso a uma escolarização efetiva para essa população.

Biografia do autor

Andressa Santos Rebelo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Corumbá, MS - Brasil. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - MS - Brasil.

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Campinas, SP - Brasil. Pós-Doutorado pela Universidad de Alcalá de Henares (UAH) - Espanha. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - SP - Brasil. Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)- Corumbá, MS - Brasil.

Downloads

Publicado

02/03/2018

Como citar

Rebelo, A. S., & Kassar, M. de C. M. (2018). Escolarização dos alunos da educação especial na política de educação inclusiva no Brasil. Inclusão Social, 11(1). Recuperado de https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4079