Mapeamento das demandas por qualificação profissional:um instrumento para indicação de novos cursos para a Escola do Trabalhador
Palavras-chave:
Escola do Trabalhador, Demanda por qualificação profissional, CBO, RAIS, CAGEDResumo
Para mapear o movimento do mercado de trabalho formal brasileiro em relação às ocupações foi utilizada a CBO e as bases de dados do CAGED e da RAIS. Nesse sentido pode-se verificar o movimento de cada ocupação e perscrutar tendências baseadas em informações quantitativas. As dimensões consideradas para a identificação das ocupações selecionadas para qualificação foram: ocupações com maior estoque e saldo de trabalhadores e ocupações com maior crescimento do estoque de trabalhadores e da remuneração.As dimensões escolhidas apresentam características de volume ou de tendências e foram fixadas após aplicação de Análise de Componentes Principais que demonstrou sua representatividade para o objetivo desejado.Os resultados indicaram a predominância de ocupações na área de serviços como limpeza e conservação, atividades administrativas, vigilantes e porteiros e também destacam as áreas de saúde,do comércio e, na indústria, a ocupação alimentador de linha de produção.Downloads
Publicado
04/06/2019
Edição
Seção
Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil
Licença
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Como Citar
Mapeamento das demandas por qualificação profissional:um instrumento para indicação de novos cursos para a Escola do Trabalhador. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4671