Proposta de metodologia para monitoramento do mercado de trabalho formal do Brasil assumindo mercados competitivos e em equilíbrio nas bases de dados oficiais do governo

Autores

  • Luiz Honorato da Silva Junior
  • Danilo Nolasco Cortes Marinho
  • Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal
  • José Angelo Belloni
  • Claudete Ruas

Palavras-chave:

Proposta de metodologia, Monitoramento, Equilíbrio de Mercado, Mercado de trabalho

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma metodologia para monitoramento do mercado de trabalho formal do Brasil. Assumido o pressuposto de competição no mercado de trabalho brasileiro e a disponibilidade de informações nas bases de dados oficiais do governo como RAIS e CAGED, uma metodologia de monitoramento é apresentada. Admitindo que os salários médios das ocupações CBO disponibilizadas no CAGED, assim como o estoque de trabalhadores são resultados da interação dos agentes em um mercado livre e competitivo, propõe-se acompanhar a dinâmica dessa combinação de informações. Assim sendo, verificar-se-ão os quatro possíveis movimentos de equilíbrio no tempo, a saber: Redução da Demanda; Redução da Oferta, Expansão da Oferta; e, Expansão da Demanda. A metodologia apresentada tem resultado potencial de atingir dois objetivos sempre propostos em políticas públicas: o da eficiência e o da indução. Pode ainda ser também muito útil na proposição de caminhos para a formação profissional.

Biografia do Autor

  • Luiz Honorato da Silva Junior

    Doutor em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Recife, PE - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Danilo Nolasco Cortes Marinho

    Pós-Doutorado pela Universiteit van Amsterdam (UvA) - Holanda. Pós-Doutorado pela
    Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Campinas, SP - Brasil.  Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Antonio Carlos Ferreira de Souza Leal

    Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Assistente de Direção do Centro de Pesquisas de Opinião Pública da Universidade de Brasília  (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • José Angelo Belloni

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Florianópolis, SC - Brasil. Professor da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

  • Claudete Ruas

    Mestre em Estatística e Métodos Quantitativos pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professora da Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil.

Publicado

04/06/2019

Edição

Seção

Metodologias para monitoramento e construção de indicadores sobre mercado de trabalho, emprego e desemprego no Brasil

Como Citar

Proposta de metodologia para monitoramento do mercado de trabalho formal do Brasil assumindo mercados competitivos e em equilíbrio nas bases de dados oficiais do governo. (2019). Inclusão Social, 12(2). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4674