A importância da educação básica no Brasil, no contexto da quarta revolução industrial

Autores

  • Gilberto Lourenço Fernandes Instituto NuTech

DOI:

https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6436

Palavras-chave:

educação básica, metodologias de ensino, quarta revolução industrial, transformação digital, automação, trabalho, desemprego, requalificação profissional

Resumo

A partir da análise dos principais fatores que impulsionam a 4ª Revolução Industrial e de seu atual estágio de evolução e, considerando seus possíveis impactos sociais e econômicos, particularmente quanto à eliminação de postos de trabalho tradicionais e a criação de novas ocupações, esse artigo examina a importância da Educação Básica com foco na necessária adaptação de metodologias de ensino, da qualificação profissional exigida para a entrada no novo mercado de trabalho, como formas de enfrentamento aos desafios e aproveitamento das novas oportunidades que se apresentam.

Referências

ALBUQUERQUE, Pedro Henrique Melo; SAAVEDRA, Cayan Atreio Portela Bárcena; MORAIS, Rafael Lima de; ALVES, Patrick Franco; YAOHAO, Peng. Na era das máquinas, o emprego é de quem? Estimação da probabilidade de automação de ocupações no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mar. 2019. ISSN 1415-4765. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/190329_td_2457.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

BAINBRIDGE, Lisanne. Ironies of Automation. Automatica (Journal of IFAC), v. 19, n. 6, p. 775-779, Nov. 1983. DOI 10.1016/0005-1098/83. Disponível em: https://www.ise.ncsu.edu/wp-content/uploads/2017/02/Bainbridge_1983_Automatica.pdf?utm_source=forrester_pdf&utm_medium=web&utm_campaign=futureofwork&utm_content=link. Acesso em: 11 dez. 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 31 maio 2023.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB. Brasília, DF: Casa Civil da Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 31 maio 2023.

BRASIL. Lei nº 14.351/2022. Brasília, DF: Presidência da República, 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.351-de-25-de-maio-de-2022-403313208. Acesso em: 31 maio 2023.

FERNANDES, Gilberto Lourenço. Transformação digital e quarta revolução industrial: impactos sociais e econômicos. Revista Lift Papers, Brasília, v. 2, n. 2, p. 415-427, maio 2020. ISSN 2675-2859. Disponível em: https://www.liftlab.com.br/docs/lift_Red.pdf. Acesso em: 23 jan 2023.

FORRESTER. Forrester: The future of work is dynamic and adaptive. Forrester Research, Cambridge, Mass., June 2019. Disponível em: https://go.forrester.com/press-newsroom/future-of-work/. Acesso em: 11 dez. 2019.

LEE, Kai-Fu. Inteligência artificial. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2019.

LEMOS, Claudia Farache; CASTRO, Janine Mattar; DUSI, Miriam Lúcia Masotti, PEREIRA, Sandra Maria Borba. Princípios e Estratégias Educacionais: bases teóricas. Brasília: iNuTech, 2022.

LIMA, Yuri de Oliveira; STRAUCH, Julia Celia Mercedes; ESTEVES, Maria Gilda Pimentel; SOUZA, Jano Moreira de; CHAVES, Miriam Barbuda Fernandes; GOMES, Daniel Takata. O Futuro do Emprego no Brasil: Estimando o Impacto da Automação. Rio de Janeiro: Laboratório do Futuro - UFRJ, 2019. Disponível em: http://labfuturo.cos.ufrj.br/wp-content/uploads/2019/08/O-impacto-da-automação-no-Brasil.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

LUND, Susan; MADGAVKAR, Anu; MANYIKA, James; SMIT, Sven; ELLINGRUD, Kweilin; ROBINSON, Olivia. The future of work after covid-19. McKinsey & Company, Feb. 2021. [McKinsey Global Institute]. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/the-future-of-work-after-covid-19. Acesso em: 27 jan. 2023.

LUND, Susan; MANYIKA, James. Five lessons from history on AI, automation, and employment. McKinsey & Company, Nov. 2017. McKinsey Global Institute. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/five-lessons-from-history-on-ai-automation-and-employment. Acesso em: 14 jan. 2019.

MANYIKA, James; CHUI, Michael; MIREMADI, Mehdi; BUGHIN, Jacques; GEORGE, Katy; WILLMOTT, Paul; DEWHURST, Martin. A future that works: automation, employment, and productivity. McKinsey & Company, Jan. 2017a. McKinsey Global Institute. Disponível em: https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/featured%20insights/Digital%20Disruption/Harnessing%20automation%20for%20a%20future%20that%20works/MGI-A-future-that-works-Executive-summary.ashx. Acesso em: 07 jan. 2019.

MANYIKA, James; LUND, Susan; CHUI, Michael; BUGHIN, Jacques; WOETZEL, Jonathan; BATRA, Parul; KO, Ryan; SANGHVI, Saurabh. Jobs lost, jobs gained: workforce transitions in a time of automation. McKinsey & Company, Nov. 2017b. McKinsey Global Institute. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/jobs-lost-jobs-gained-what-the-future-of-work-will-mean-for-jobs-skills-and-wages. Acesso em: 07 jan. 2019.

MANYIKA, James; LUND, Susan; CHUI, Michael; BUGHIN, Jacques; WOETZEL, Jonathan; BATRA, Parul; KO, Ryan; SANGHVI, Saurabh. O futuro do mercado de trabalho: impacto em empregos, habilidades e salários. McKinsey & Company, nov. 2017c. McKinsey Global Institute. Disponível em: https://www.mckinsey.com/featured-insights/future-of-work/jobs-lost-jobs-gained-what-the-future-of-work-will-mean-for-jobs-skills-and-wages/pt-br#part%201. Acesso em 07 jan. 2019.

MEC. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. [S. l.:s. n.], 600 p., 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

MEC - Ministério da Educação. Novo ensino médio - perguntas e respostas. [Brasília]: Educação do campo, 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/publicacoes-para-professores/30000-uncategorised/40361-novo-ensino-medio-duvidas. Acesso em: 20 jan. 2023.

MEC - Ministério da Educação. Plano nacional de educação – lei n° 13.005/2014. [S. l.:s. n.], 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 27 jan. 2023.

MEDEIROS, Maria Aparecida Silva de. Jogos, brincadeiras, gamificação e cultura maker no processo de educação e aprendizagem. Brazilian Journal of Science, Rio Verde, GO, v. 1, n. 1, p. 23-32, 2022. ISSN: 2764-3417.

MORIN, Edgar; CIURANA, Emilio-Roger; MOTTA, Raúl Domingo. Educar na era planetária: o pensamento complexo como meta de aprendizagem pelo erro e incerteza humana. Tradução de Sandra Trabucco Valezuela. Revisão técnica da tradução de Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez Editora, 2003. ISBN: 85-249-0937-4.

OCDE. Education at a Glance 2021: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, Sept. 2021. DOI 10.1787/b35a14e5-en. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/education/education-at-a-glance-2021_b35a14e5-en. Acesso em: 31 maio 2023.

OCDE. Education at a Glance 2022: OECD Indicators. Paris: OECD Publishing, Dec. 2022. ISBN 978-92-64-58258-3. Disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/deliver/3197152b-en.pdf?itemId=/content/publication/3197152b-en&mimeType=pdf. Acesso em: 27 jan. 2023.

OCDE. PISA 2018 Results: Combined Executive Summaries Volume I, II & III. [S. l.]: OCDE Publishing, 2019. Disponível em: www.oecd.org/pisa/Combined_Executive_Summaries_PISA_2018.pdf. Acesso em: 26 jan. 2023.

PIKETTY, Thomas. O capital no século XXI. Tradução de Monica Baumgarten de Bolle. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2013.

RATCLIFFE, Susan (ed.). Oxford essential quotations. 4. ed. Oxford Univesity Press, Oxford, 2016. DOI 10.1093/acref/9780191826719.001.0001. Disponível em: https://www.oxfordreference.com/view/10.1093/acref/9780191826719.001.0001/acref-9780191826719. Acesso em: 31 maio 2023.

RNP. Programa Internet Brasil. [S. l.:s. n.], 2022. Disponível em: https://www.rnp.br/projetos/internet-brasil. Acesso em: 31 maio 2023.

RNP. Termo de Referência: Conexão de internet para as escolas, chamada adc/ 11452/2022. Relatório Anual da Gai 2020, Gerência De Atendimento Integrado, [S. l], 2023. Disponível em: https://www.rnp.br/arquivos/documents/ADC%2011452_2022_TR_Chamada_2_ERRATA_v.2.pdf?0cEOxmjBJFDe8PH5LX4iT5d9aXCBxj2B=. Acesso em: 31 maio 2023.

SCHWAB, Klaus. The fourth industrial revolution: what it means, how to respond. [S. l.], World Economic Forum, Jan. 2016. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-fourth-industrial-revolution-what-it-means-and-how-to-respond/. Acesso em: 11 dez. 2019.

UNESCO. Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação. Brasília: Comissão Internacional sobre os Futuros da Educação, UNESCO; Boadilla del Monte: Fundación SM, 2022. 186 p. ISBN: 978-65-86603-23-1 (digital). Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115. Acesso em: 27 jan. 2023.

WILES, Jackie. Construindo suposições estratégicas? Não ignore esses sete fatores de mudança. Gartner, [s. l.], 2022. Disponível em: https://www.gartner.com.br/pt-br/artigos/construindo-suposicoes-estrategicas-nao-ignore-esses-sete-fatores-de-mudanca. Acesso em: 27 jan. 2023.

WORLD BANK GROUP. World Development Report 2016: Digital Dividends. Washington: eLibrary world development report, Jan. 2016. DOI 10.1596/978-1-4648-0671-1. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/896971468194972881/pdf/102725-PUB-Replacement-PUBLIC.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

WORLD BANK GROUP. World Development Report 2019: the changing nature of work. Washington: World Bank Group, 2019. DOI 10.1596/978-1-4648-1328-3. Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/816281518818814423/pdf/2019-WDR-Report.pdf. Acesso em: 11 dez. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. 3 things LinkedIn data can teach us about the future of work. [S. n]: Future of work, World economic fórum, Jan. 2019a. Disponível em: https://www.weforum.org/agenda/2019/01/what-data-teaches-about-future-work-linkedin/. Acesso em: 07 jan. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. Strategies for the new economy: skills as the currency of the labour market in collaboration with willis towers watson. Switzerland: Centre for the New Economy and Society White Paper, Jan. 2019b. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_2019_Strategies_for_the_New_Economy_Skills.pdf. Acesso em: 26 dez. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs report 2018: insight report. Switzerland: Centre for the New Economy and Society, 2018. ISBN 978-1-944835-18-7. Disponível em: http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2018.pdf. Acesso em: 07 jan. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs report 2020. Switzerland: World Economic Forum, Oct. 2020. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2020.pdf. Acesso em: 10 jan. 2019.

WORLD ECONOMIC FORUM. The future of jobs report 2023. Switzerland: World Economic Forum, May 2023. ISBN: 978-2-940631-96-4. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023.pdf. Acesso em: 31 maio 2023.

Downloads

Publicado

15/04/2024

Como citar

Fernandes, G. L. (2024). A importância da educação básica no Brasil, no contexto da quarta revolução industrial. Inclusão Social, 17(2). https://doi.org/10.18225/inc.soc.v17i2.6436