Ensino da Acessibilidade nos cursos de Arquivologia no Brasil:
uma análise formativa das matrizes curriculares
DOI:
https://doi.org/10.18225/inc.soc.v16i1.6475Palavras-chave:
acessibilidade, pessoas com deficiência, usuários de arquivos, formação profissional, arquivologiaResumo
Como uma condição humana que envolve várias dimensões da vida, as deficiências exigem o conhecimento e a ação dos órgãos e entidades para o atendimento das necessidades biopsicossociais e informacionais dos usuários dos produtos e serviços públicos. Nesse sentido, a acessibilidade cumpre o papel de efetivar o acesso aos documentos e informações, por meio da adoção de Tecnologias Assistivas, design universal e implementação de programas e ações institucionais que visem o ingresso e permanência nos espaços institucionais. Parte de um viés humanitário que consta em compromissos sociais inscritos em uma agenda mundial de proteção dos direitos das pessoas com deficiência como: a Agenda 2030 da Unesco e as normas ISO 26000 – Responsabilidade Social e ABNT NBR 16001 – Responsabilidade social – Sistema da gestão – Requisitos. Esta pesquisa objetiva identificar a existência ou não do interesse e da formalização do ensino da acessibilidade e das temáticas de acesso, usuários e inclusão social (temáticas relacionadas à acessibilidade) nos cursos de graduação de Arquivologia no Brasil. Para isso, utilizou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica em bases de dados e periódicos da área e a pesquisa documental nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos cursos analisados. Aponta a escassez da temática nos currículos, o que impacta a efetivação do acesso aos arquivos.
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