Os sentidos da escolarização na EJA: o que revelam os jovens com deficiência intelectual?
Keywords:
Educação de jovens e adultos, Jovens com deficiência intelectual, EscolarizaçãoAbstract
A partir do final do século XX, a modalidade da educação de jovens e adultos (EJA) assume nova identidade:“a juvenilização”, marcada pela presença expressiva de jovens com e sem deficiência, que buscam na escolarização os meios de dar continuidade ao seu desenvolvimento humano e social. Em face deste contexto, o presente artigo tem por objetivo compreender os sentidos da escolarização na EJA para os jovens com deficiência intelectual. De abordagem qualitativa, a pesquisa se utilizou de entrevista semiestruturada com jovens com deficiência intelectual matriculados em um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA),no estado de Santa Catarina. Nas descobertas que envolvem as novas identidades na modalidade da EJA,constatou-se que os jovens entrevistados não buscam na escolarização somente a certificação, mas o aprendizado para atuação nos diversos cenários da vida social e do trabalho. Atrelado a esse aprendizado, eles projetam para si a inserção no mercado de trabalho, emergindo expectativas que envolvem a aquisição da autonomia e a inclusão social e econômica por meio do trabalho.Downloads
Published
02/03/2018
Issue
Section
Artigos
License
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
How to Cite
Os sentidos da escolarização na EJA: o que revelam os jovens com deficiência intelectual?. (2018). Inclusão Social, 11(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4082