Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância

Autores/as

  • Luciana Batista Serafim
  • Ronei Ximenes Martins

Palabras clave:

Formação de professores, Educação a distância, Tecnologia educacional, Perfil do estudante

Resumen

Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.

Biografía del autor/a

  • Luciana Batista Serafim

    Mestre em educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Lavras, MG - Brasil. 

    Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Três Corações, MG, Brasil.

  • Ronei Ximenes Martins

    Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF) - Itatiba, SP - Brasil. Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Lavras, MG - Brasil.

Publicado

04/04/2018

Cómo citar

Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância. (2018). Inclusão Social, 10(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180