Inclusão digital: uma análise da prática

Autores/as

  • Marcos Rogério Reis IFRS, Campus Sertão

Palabras clave:

Inclusão Digital. Indígenas. Recurso digital local. Conexão Gesac.

Resumen

Este artigo tem o objetivo de analisar as teorias aplicadas à ciência da informação e o uso das tecnologias da comunicação e informação (TICs), em particular a inclusão digital, pelo Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), junto à Reserva Indígena do Ligeiro, em Charrua/RS. Executam-se projetos governamentais de inclusão com a participação da comunidade local, prefeitura e cidadãos. Realizou-se uma análise a partir de pesquisa de campo com o Gesac, utilizando como instrumento de pesquisa o contato nas oficinas de informática, com introdução de conceitos de Windows básico, Word e Internet. A pesquisa é meramente qualitativa, com o objetivo de verificar o nível de conhecimento digital dos professores e o desenvolvimento de novas competências. Paralelamente às oficinas de informática, desenvolveram-se oficinas de gastronomia para merendeiras e funcionárias - indígenas e não indígenas. O objetivo deste relato é fazer uma análise das teorias subjacentes à inclusão digital e sua prática na alfabetização digital junto a professores indígenas, a partir de produção de recursos digitais em linguagem kaingang. Também se analisou o potencial disponível (humano e físico) para desenvolver a inclusão digital, segundo os projetos do governo federal. Concluiuse que o programa Gesac, instituído pelo governo federal brasileiro, tem contribuído para a inclusão digital junto à reserva, por meio da universalização do acesso à Internet.

Palavras-chave

Inclusão Digital. Indígenas. Recurso digital local. Conexão Gesac.

 

Digital inclusion: an analysis of the practice

 

Abstract


The objective of this article is to analyze theories concerning information science and the use of Technologies of Information Communities(TICs), specially digital inclusion, through the Government Electronic Service of Public Service for the Citizens (Gesac), at the Indian Reserve of Ligeiro, in Charrual (RS). Governmental projects of inclusion are carried out with participation of local communities, municipalities and citizens engaged in promoting digital inclusion with Native teachers of the reserve. The Gesac program, established by the Brazilian Federal Government, has contributed to digital inclusion at the reserve, by means of globalization of the access to internet. An analysis was carried out based on fi eld research of Gesac, where computer science introduced basic concepts for Windows, Word and Internet. The objective of this research was to verify the digital knowledge level of the teachers and develop new competencies. The objective of this report is to analyze closely linked theories referring to digital inclusion and how digital literacy is carried out in collaboration with native teachers developing digital resources in Kaingang language. The available potential of human resources was analyzed for the purpose of developing digital inclusion, according to the projects of digital inclusion made available by the Federal Government.

Keywords

Digital inclusion. Natives. Local dgital resources. Gesac linking.

Biografía del autor/a

  • Marcos Rogério Reis, IFRS, Campus Sertão
    Mestre em ciência da computação, Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC - Brasil. Professor de física e informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Sertão, RS - Brasil

Publicado

12/07/2011

Número

Sección

Artigos

Cómo citar