Educação inclusiva e multideficiência: a pessoa, o sonho, a realidade
Palabras clave:
Necessidades Educativas Múltiplas, Inclusão Educativa, Intervenção Centrada na PessoaResumen
Apresentam-se questões relativas à inclusão de alunos com multideficiência na escola, relacionando-as com o compromisso de ser oferecida uma educação de qualidade a todas as crianças e jovens com necessidades educativas múltiplas. Quando se fala de pessoas com necessidades educativas múltiplas, refere-se àquelas que requerem ajudas ou recursos que não estão habitualmente disponíveis no seu contexto educativo, de modo a possibilitar-lhes oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. As crianças e jovens com maiores necessidades educativas significam enorme desafio para educadores e professores devido às múltiplas dificuldades que as caracterizam. Uma das questões centrais aqui abordadas prende-se ao facto de eles não terem necessidades qualitativamente diferentes daqueles que não têm deficiência. A diferença revela-se no fato de os alunos com multideficiência não terem capacidade para, de forma autônoma, participar ativamente na construção de experiências nas suas vidas, pois apresentam uma série de impedimentos de nível físico, sensorial, comunicativo, psicossocial, de saúde, que os remete para uma natural ‘‘passividade aprendida’’. Salienta-se assim a importância de uma intervenção centrada na pessoa, bem como a responsabilidade de educadores e professores na criação de comunidades de aprendizagem que promovam o exercício da plena cidadania. Hoje, a inclusão está claramente definida e legislada. Mas promove-se, realmente, a educação inclusiva das crianças e jovens com multideficiência? É preciso acreditar e agir.Descargas
Publicado
02/03/2018
Número
Sección
Artigos
Licencia
- A publicação se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores;
- As provas finais não serão enviadas aos autores;
- Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Inclusão Social, ficando sua reimpressão total ou parcial, sujeita à autorização expressa da direção do Ibict;
- Deve ser consignada a fonte de publicação original;
- As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade;
- Cada autor receberá dois exemplares da revista, caso esteja disponível no formato impresso.
Cómo citar
Educação inclusiva e multideficiência: a pessoa, o sonho, a realidade. (2018). Inclusão Social, 11(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4086