Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas Universidades Federais Brasileiras

Autores/as

  • Albeiro Mejia Trujillo

Palabras clave:

Novas tecnologias, Ensino Superior, Plataformas Digitais, Programas, Aplicativos

Resumen

Neste artigo, resultado de consultoria do autor à OEI/SESu, são apresentados e discutidos dados sobre o uso de tecnologias digitais no ensino superior, nas Universidades Federais Brasileiras. O estudo explora aspectos como: preparação e qualificação dos docentes das universidades federais para utilizar tecnologias aplicadas ao ensino; condições físicas como tamanho das turmas e equipamentos disponíveis nas salas de aula; áreas dos cursos, tipo de grau e período de oferta dos cursos; disponibilidade de acesso institucional e/ou pessoal a equipamentos tecnológicos e seus recursos como aplicativos, programas, plataformas e suas funcionalidades no processo de ensino; concepções epistemológicas sobre aprendizagem e os impactos das tecnologias no processo de ensino; e as implicações da utilização das tecnologias digitais para a vivência profissional e interpessoal.

Biografía del autor/a

  • Albeiro Mejia Trujillo

    Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) - Brasil. Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB) - Brasília, DF - Brasil. Professor Universitário - Consultor UNESCO / OEI - Brasil.

Publicado

04/04/2018

Cómo citar

Novas tecnologias no ensino: a inovação tecnológica nas Universidades Federais Brasileiras. (2018). Inclusão Social, 10(1). https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4173