A virada deliberativa nos estudos sociais da ciência e tecnologia e seus reflexos para novos regimes de inovação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.467Palabras clave:
Democracia, Participação, Avaliação de Tecnologias, Inovação, Tecnologias SociaisResumen
A partir da constatação de uma virada deliberativa nos Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia (ESCT) são identificados reflexos dentro dos estudos e práticas de Inovação. Propõem-se duas categorias de participação pública: uma primeira, oriunda dos ESCT, cujo enfoque está nos produtores de tecnologia e uma segunda, cuja centralidade se encontra nos próprios usuários das inovações. Ainda que divergentes sobre arranjos institucionais e propósitos, são estruturas conceituais complementares que podem ser particularmente utilizadas para a elaboração de políticas para o desenvolvimento de tecnologias e inovações sociais.
Referencias
BERRY, D. M. Copy, rip, burn: the politics of copyleft and open source. London: Pluto Press, 2008.
CALLON, M.; LASCOUMES, P.; BARTHE, Y. Acting in an uncertain world: an essay on technical democracy. Cambridge, MA: The MIT Press, 2009.
CHESBROUGH, H. W. Open innovation: the new imperative for creating and profiting from technology. Boston: Harvard Business School Press, 2003.
COLLINS, H. M.; EVANS, R. The third wave of science studies: studies of expertise and experience. Social Studies of Science, v. 32, n. 2, p. 235-296, 2002.
DAGNINO, R.; BRANDÃO, F. C.; NOVAES, H. T. Sobre o marco -conceitual da tecnologia social. In: PAULO, A. D.; MELLO, C. J. et al (Ed.). Tecnologia social: uma para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Banco do Brasil, 2004.
ENKEL, E.; GASSMANN, O.; CHESBROUGH, H. Open R&D and open innovation: exploring the phenomenon. R&D Management, v. 39, n. 4, p. 311-316, 2009.
FRANKE, N.; VON HIPPEL, E.; SCHREIER, M. Finding commercially attractive user innovations: a test of lead-user theory*. Journal of Product Innovation Management, v. 23, n. 4, p. 301-315, 2006.
GENUS, A. Rethinking constructive technology assessment as democratic, reflective, discourse. Technological Forecasting and Social Change, v. 73, n. 1, p. 13-26, 2006.
GODIN, B. T. Innovation: the history of a category. [S.l.: s.n.], 2008. Project on the Intellectual History of Innovation Working Paper. V. 1.
GUSTON, D. H.; SAREWITZ, D. Real time technolgy assessment. Technology in Society, v. 23, n. 4, p. 1-17, 2001.
HENKEL, J.; VON HIPPEL, E. Welfare implications of user innovation. Massachusetts: Massachusetts Institute of Technology, 2003.
INVERNIZZI, N. Science policy and social inclusion: advances and limits of brazilian nanotechnology policy. In: COZZENS, S. E.; WETMORE, J. M. (Ed.). Yearbook of nanotechnology in society: nanotechnology and the challenges of equity, equality and development. New York: Springer, 2011. V. 2. Cap. 18, p.291-318.
INSTITUTO DE TECNOLOGIAS SOCIAIS - ITS. sobre a do conceito de tecnologia social. In: PAULO, A. D.; MELLO, C. J. et al (Ed.). Tecnologia social: uma para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Banco do Brasil, 2004. IRWIN, A. The politics of talk. Social Studies of Science, v. 36, n. 2, p. 299-320, Apr. 2006.
JASANOFF, S. Technologies of humility: citizen participation in governing science. Minerva, v. 41, p. 223-244, 2003.
JOLY, P.-B.; KAUFMANN, A. Lost in translation?: the need for ‘Upstream Engagement’ with nanotechnology on trial. Science as Culture, v. 17, n. 3, p. 225-247, 2008.
LATOUR, B. Science in action: sixth. Massachussets: Harvard University Press, 1987.
NAHUIS, R.; VAN LENTE, H. Where are the politics?: perspectives on democracy and technology. Science Technology and Human Values, v. 33, n. 5, p. 559-581, 2008.
PEREIRA, T. S. et al. Parlamento, conhecimento científico e deliberação: dois estudos de caso no parlamento português. In: JORNADAS LATINO-AMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DAS CIÊNCIAS E DAS TECNOLOGIAS, 7., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: [s.n.], 2008.
PINCH, T.; BIJKER, W. The social construction of facts and artifacts: or how the sociology of science and the sociology of technology might benefit each other. In: BIJKER, W.; HUGHES, T. et al (Ed.). The social construction of technological systems. [S.l.]: MIT Press, 1989. p.17-50.
RIP, A. Assessing the impact of innovation: new developments in technology assessment. In: OECD (Ed.). OECD Proceedings: Social Sciences and Innovation. Paris, 2001. p.197-213.
RIP, A. Technology assessment as part of the co-evolution of nanotechnology and society: the thrust of the TA Program in NanoNed: nanotechnology in science, economy and society. Marburg: [s.n.], 2005.
RODRIGUES, I.; BARBIERI, J. C. A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Revista de Administração Pública, v. 42, p. 1069-1094, 2008.
SALLES-FILHO, S.; BIN, A.; FERRO, A. F. P. Abordagens abertas e as implicações para a gestão de C,T&I. Conhecimento e Inovação, v. 4, n. 1, 2008.
SANTOS, B. D. S.; AVRITZER, L. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, B. D. S. (Ed.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p.39-82.
SCHOT, J. Towards New forms of participatory technology development. Technology Analysis & Strategic Management, v. 13, n. 1, p. 39-52, 2001.
SCHOT, J. ; RIP, A. The past and future of constructive technology assessment. Technological Forecasting and Social Change, v. 54, n. 2-3, p. 251-268, 1997.
SILVA, F. Democracia deliberativa: avaliando seus limites. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE CIÊNCIA POLÍTICA, 2., 2004. Anais... [S.l.]: Fundação Calouste Gulbeikian 2004.
THORPE, C. Participation as post-fordist politics: demos, new labour, and science policy. Minerva, v. 48, n. 4, p. 389-411, 2010.
VON HIPPEL, E. Democratizing innovation. Cambridge, MA: The MIT Press, 2005.
WILSDON, J.; WILLIS, R. See-through science: why public engagement needs to move upstream. [S.l.: s.n.], 2004.
WINNER, L. Do artifacts have politics?. In: MACKENZIE, D. E. A. (Ed.). The social shaping of technology. Philadelphia: Open University Press, 1983.
WYNNE, B. Misunderstood misunderstanding: social identities and public uptake of science. Public Understanding of Science, v. 1, n. 3, p. 281-304, 1992.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Paulo Fonseca

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0