IMPORTANTE NÃO É SABER AONDE CHEGAR, IMPORTANTE É A TRAJETÓRIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p4-18

Palavras-chave:

Paul Singer, economia solidária

Resumo

O título deste artigo remete a frase de Paul Singer que sintetiza uma trajetória pautada pelo engajamento da economia em prol do desenvolvimento pleno da sociedade. E, para desenvolvê-la, um dos elementos que considerava essencial era a economia solidária, conceito que desenvolve nos textos que compõem o livro Economia solidária: introdução, história e experiência brasileira. Paul Singer encontrou-se com a economia solidária depois dos 60 anos de idade e foi um encontro definitivo, que o faria resgatar e reinventar diversos aspectos de sua produção intelectual, bem como da trajetória como gestor público e de sua militância política. Os nove textos que são apresentados neste artigo foram escritos entre 2001 e 2013 e, no conjunto, oferecem uma visão ampla sobre os princípios, conceitos e histórico da economia solidária no mundo, tendo a experiência brasileira como referência para políticas públicas comprometidas com a superação da pobreza e da heteronomia no trabalho, o fortalecimento da democracia e a conquista de uma vida melhor para todos. Nestes textos, Singer escreve sobre a autogestão como desenvolvimento humano e a economia solidária como fruto da sociedade civil organizada, um modo de produção que visa enfrentar o capitalismo. Confirma, assim, a importância das experiências pelo aprendizado que proporciona aos trabalhadores ao assumirem coletivamente a gestão de empreendimentos produtivos e operá-los segundo princípios democráticos e igualitários. Segundo Paul Singer, o florescer de uma profusão de economias solidárias ou sociais ou humanas é a garantia de sua viabilidade, pois a vocação da humanidade não é a uniformização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do autor

Helena Singer, Instituto Paul Singer

Socióloga, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, fez pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Presidente do conselho do Instituto Paul Singer e vice-presidente da Ashoka América Latina.

Referências

ACOSTA, Alberto. O Bem Viver: uma oportunidade para imaginar outros mundos. São Paulo: Elefante; Autonomia Literária, 2016. DOI: https://doi.org/10.7476/9788578794880.0006

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI). Desenvolvimento, inovação e sustentabilidade: contribuições de Ignacy Sachs. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2014.

FÓRUM BRASILEIRO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA (FBES). Do Fórum Social Mundial ao Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Rio de Janeiro: Fase, 2003.

KRUPPA, Sonia. A Secretaria Nacional de Economia Solidária – uma boa nova! In: MELLO, Sylvia Leser (org.). Economia solidária e autogestão: encontros internacionais. São Paulo: Nesol-USP; ITCP-USP; PW, 2005.

MONTERO, Paula; MOURA, Flávio (orgs.). Retrato de grupo: 40 anos do Cebrap. São Paulo: Cosac & Naify, 2009.

SINGER, Paul. Desenvolvimento e crise. São Paulo: Difusão Europeia, 1968.

SINGER, Paul. Desemprego: uma solução não capitalista. Teoria e Debate, v.32,1º jul. 1996a. Disponível em: <https://teoriaedebate.org.br/1996/07/01/desemprego-uma-solucao-nao-capitalista/>. Acesso em: jun. 2022.

SINGER, Paul. Economia solidária contra o desemprego. Folha de S.Paulo, 11 jul. 1996b.

SINGER, Paul. Incubadoras universitárias de cooperativas: um relato a partir da experiência da USP. In: SINGER, Paul; SOUZA, André R. de. A economia solidária no Brasil: autogestão com resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto,

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. 1.ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

SINGER, Paul. Militante por uma utopia. Memorial apresentado para o concurso de Professor Titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo em 1983. São Paulo: COM – ARTE, 2013.

SINGER, Paul. Economia Solidária: introdução, história e experiência brasileira. São Paulo: Editora Unesp; Fundação Perseu Abramo, 2022.

SOUZA, André R. de; CUNHA, Gabriela C.; DAKUZAKU, Regina Y. (Orgs.). Uma outra economia é possível. São Paulo: Contexto, 2003.

Downloads

Publicado

15/08/2023

Como citar

SINGER, H. IMPORTANTE NÃO É SABER AONDE CHEGAR, IMPORTANTE É A TRAJETÓRIA. P2P E INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. esp, p. 4–18, 2023. DOI: 10.21728/p2p.2023v9nesp.p4-18. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/6494. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia Solidária

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.