A NORMALIZAÇÃO COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO “DESCOMPLICA TCC: NORMAS, ESTRATÉGIAS E DICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO”

Alzira Karla Araújo da Silva, Jobson Louis Santos de Almeida, Antônia Lucineide F. de Lima, Vanessa Alves Santana, Elaine Cristina de Brito Moreira, Jefferson Ferreira Lopes, Klebson Felismino Bernardo, Joana Ferreira de Araújo, Marcos Ferreira da Silva, Luiz Felipe da Silva Candido

Resumo


A extensão universitária é uma ação que leva o conhecimento aprendido no contexto acadêmico para a comunidade e promove uma interlocução entre teoria e prática. O Descomplica TCC é um projeto de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que orienta discentes e docentes de instituições de ensino, quanto ao planejamento, a estrutura e a normalização de trabalhos acadêmicos. Assim, o artigo apresenta um relato das atividades concernentes à preparação da equipe, marketing em redes e mídias sociais e oficinas ministradas na segunda edição do projeto em 2018. Os resultados contribuem para compartilhar essa experiência de sucesso no campo da extensão e da normalização, assim como colaborar para a percepção da normalização enquanto campo a ser explorado pela Biblioteconomia em sua seara social e educacional.


Texto completo:

PDF HTML

Referências


ABNT. Normalização: importância/benefícios. Disponível em: http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/importancia-beneficios. Acesso em: 04 fev. 2018a.

ABNT. Visão, missão e valores. Disponível em: http://www.abnt.org.br/abnt/missao-visao-e-valores. Acesso em: 04 fev. 2018b.

ANJOS, Cláudia Regina dos; CALIXTO, Ana Paula da Cruz; MARTINS, Robson Dias. Reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência na transferência da comunicação científica. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 12-18, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/10570/7506. Acesso em: 04 fev. 2018.

ANNA, Jorge Santa. Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 61-76, dez./mar., 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Alzira/Downloads/1270-6640-1-PB.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 04 fev. 2018.

MEADOWS, J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino et al. A Normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, n. 17., 2012, Gramado. Anais [...]. Gramado, 2012. Disponível em: http://www.snbu2012.com.br/anais/pdf/4QDF.pdf . Acesso em: 14 fev. 2018.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

PASQUARELLI, M.L.R. O papel da universidade na capacitação do estudante de graduação para busca e uso da informação: a disciplina orientação bibliográfica em revisão. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

SANTOS, Mara Roxanne de Souza; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 151-165, mar./ago. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890/pdf_22. Acesso em: 14 fev. 2018.

SILVA, Alzira Karla Araújo da. Descomplica TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. João Pessoa: UFPB. 2018. 11p. Projeto de Extensão.

SILVA, Kélia Rachel; MENDES, Suenia Oliveira. O bibliotecário e a prática da normalização de trabalhos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, n. 18, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFRJ, 2014. p. 01-13.

SOUSA, Margarida Maria de. A função educativa do bibliotecário no século XXI: visão brasileira. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/3089. Acesso em: 14 fev. 2018.




DOI: https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p70-87

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




URL da licença: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/

 
 
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (cc BY 4.0)
 
 P2P & INOVAÇÃO - e-ISSN 2358-7814, IBICT.