A NORMALIZAÇÃO COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO “DESCOMPLICA TCC: NORMAS, ESTRATÉGIAS E DICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO”

Authors

  • Alzira Karla Araújo da Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação (DCI)
  • Jobson Louis Santos de Almeida Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação (DCI)
  • Antônia Lucineide F. de Lima
  • Vanessa Alves Santana
  • Elaine Cristina de Brito Moreira
  • Jefferson Ferreira Lopes
  • Klebson Felismino Bernardo
  • Joana Ferreira de Araújo
  • Marcos Ferreira da Silva
  • Luiz Felipe da Silva Candido

DOI:

https://doi.org/10.21721/p2p.2019v6n1.p70-87

Abstract

A extensão universitária é uma ação que leva o conhecimento aprendido no contexto acadêmico para a comunidade e promove uma interlocução entre teoria e prática. O Descomplica TCC é um projeto de extensão do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba que orienta discentes e docentes de instituições de ensino, quanto ao planejamento, a estrutura e a normalização de trabalhos acadêmicos. Assim, o artigo apresenta um relato das atividades concernentes à preparação da equipe, marketing em redes e mídias sociais e oficinas ministradas na segunda edição do projeto em 2018. Os resultados contribuem para compartilhar essa experiência de sucesso no campo da extensão e da normalização, assim como colaborar para a percepção da normalização enquanto campo a ser explorado pela Biblioteconomia em sua seara social e educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Alzira Karla Araújo da Silva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação (DCI)

    Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UFPB. Doutora em Ciência da Informação/UFMG. Coordenadora do projeto Descomplica TCC. 

  • Jobson Louis Santos de Almeida, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Departamento de Ciência da Informação (DCI)
    Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação/UFPB. Professor substituto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador adjunto do projeto Descomplica TCC na edição 2018.
  • Antônia Lucineide F. de Lima

    Especialista em Planejamento e Gestão de Ensino e Aprendizagem/UNIPÊ. Graduada em Biblioteconomia/UFPB. Colaboradora do projeto Descomplica TCC.

  • Vanessa Alves Santana

    Mestra em Ciência da Informação/UFPB. Graduada em Biblioteconomia/UFPB. Colaboradora do projeto Descomplica TCC.

  • Elaine Cristina de Brito Moreira

    Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes/UFPB. Graduada em Biblioteconomia/UFPB. Colaboradora do projeto Descomplica TCC.

  • Jefferson Ferreira Lopes

    Graduado em Biblioteconomia/UFPB. Colaborador do projeto Descomplica TCC.

  • Klebson Felismino Bernardo

    Graduado em Pedagogia/UFPB. Colaborador do projeto Descomplica TCC.

  • Joana Ferreira de Araújo

    Graduanda em Biblioteconomia/UFPB. Colaboradora bolsista (2017-2018) do projeto Descomplica TCC.

  • Marcos Ferreira da Silva

    Graduando em Biblioteconomia/UFPB. Colaborador do projeto Descomplica TCC.

  • Luiz Felipe da Silva Candido
    Graduando em Biblioteconomia/UFPB. Colaborador do projeto Descomplica TCC

References

ABNT. Normalização: importância/benefícios. Disponível em: http://www.abnt.org.br/normalizacao/o-que-e/importancia-beneficios. Acesso em: 04 fev. 2018a.

ABNT. Visão, missão e valores. Disponível em: http://www.abnt.org.br/abnt/missao-visao-e-valores. Acesso em: 04 fev. 2018b.

ANJOS, Cláudia Regina dos; CALIXTO, Ana Paula da Cruz; MARTINS, Robson Dias. Reflexões sobre o papel do bibliotecário de referência na transferência da comunicação científica. Biblionline, João Pessoa, v. 8, n. 1, p. 12-18, 2012. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/biblio/article/view/10570/7506. Acesso em: 04 fev. 2018.

ANNA, Jorge Santa. Normalização bibliográfica no âmbito da transferência da informação: de um fazer técnico a uma atuação humanista. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 61-76, dez./mar., 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Alzira/Downloads/1270-6640-1-PB.pdf. Acesso em: 09 fev. 2019.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. A information literacy e o papel educacional das bibliotecas. 2001. 187f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27143/tde-30112004-151029/pt-br.php. Acesso em: 04 fev. 2018.

MEADOWS, J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.

MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino et al. A Normalização de trabalhos acadêmicos na Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, n. 17., 2012, Gramado. Anais [...]. Gramado, 2012. Disponível em: http://www.snbu2012.com.br/anais/pdf/4QDF.pdf . Acesso em: 14 fev. 2018.

MILANESI, Luís. O que é biblioteca. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

PASQUARELLI, M.L.R. O papel da universidade na capacitação do estudante de graduação para busca e uso da informação: a disciplina orientação bibliográfica em revisão. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

SANTOS, Mara Roxanne de Souza; SAMPAIO, Denise Braga. Normalização na prática: um breve relato sobre normalização e a experiência do grupo Normalizadores. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 5, n. 1, p. 151-165, mar./ago. 2014. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/64890/pdf_22. Acesso em: 14 fev. 2018.

SILVA, Alzira Karla Araújo da. Descomplica TCC: normas, estratégias e dicas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos. João Pessoa: UFPB. 2018. 11p. Projeto de Extensão.

SILVA, Kélia Rachel; MENDES, Suenia Oliveira. O bibliotecário e a prática da normalização de trabalhos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, n. 18, 2014, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFRJ, 2014. p. 01-13.

SOUSA, Margarida Maria de. A função educativa do bibliotecário no século XXI: visão brasileira. 2014. 194 f. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://200.20.0.78/repositorios/handle/123456789/3089. Acesso em: 14 fev. 2018.

Published

01/10/2019

How to Cite

SILVA, Alzira Karla Araújo da et al. A NORMALIZAÇÃO COMO PRÁTICA EXTENSIONISTA: EXPERIÊNCIAS NO PROJETO “DESCOMPLICA TCC: NORMAS, ESTRATÉGIAS E DICAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO”. P2P & INOVAÇÃO, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 1, p. 70–87, 2019. DOI: 10.21721/p2p.2019v6n1.p70-87. Disponível em: https://revista.ibict.br/p2p/article/view/4957.. Acesso em: 22 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)