Jogos de linguagem e neodocumentalismo

algumas relações

Autores/as

  • Sergio de Castro Martins CBG/FACC/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21728/logeion.2024v10n2e-6935

Palabras clave:

Ludwig Wittgenstein, Filosofia da Informação, Neodocumentalismo, Jogos de Linguagem, Ciência da Informação

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo establecer relaciones entre la teoría del Neodocumentalismo en las Ciéncias de la Información y algunos aspectos expuestos en los sistemas filosóficos de la Filosofía de Ludwig Wittgenstein, especialmente en su segunda fase, tal como se expone en su obra Investigaciones Filosóficas. En este sentido, se pretende establecer relaciones convergentes entre el concepto de juegos de lenguaje y aspectos relacionados con el documento como instrumento de transmisión de información, organización y práctica social. Luego de una introducción al tema, se presentarán los conceptos y configuraciones del Neodocumentalismo en el campo de las Ciencias de la Información. A continuación, se hará una presentación del sistema de Wittgenstein, en especial del sistema de su segunda fase y, posteriormente, se abordarán aspectos y consideraciones convergentes entre el Neodocumentalismo y los juegos de lenguaje.

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Biografía del autor/a

  • Sergio de Castro Martins, CBG/FACC/UFRJ

    Doutor em Ciência da Informação (UFF-RJ) com estágio doutoral na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, Mestre em Ciência da Informação (UFF-RJ), Especialista em Administração e Sistemas de Informação (UFF-RJ) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFF-RJ). Atualmente é mestrando em Filosofia (UERJ), com ênfase em Filosofia da Informação. Realiza pesquisas abrangendo os seguintes temas: Filosofia da Informação, Ciência da Informação, Ciência de Dados, Big Data e Analytics, Inteligência Artificial, Tecnologias Cognitivas, Web Semântica, Ontologias, Organização e Representação da Informação, Sistemas de Informações de Alto Desempenho em Ambientes Complexos, Gestão da Informação e Gestão de Documentos. É Professor Adjunto do Departamento de Biblioteconomia da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CBG-FACC-UFRJ). Foi professor de cursos de graduação e pós-graduação na UNIRIO, UNIVERSO E UNISUAM. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), programa do MEC/INEP que afere a qualidade das instituições e dos cursos de nível superior no Brasil. Tem ampla experiência em consultoria de projetos e programas nas áreas de gestão da informação e gestão do conhecimento, inteligência competitiva e inovação em tecnologias da informação para empresas públicas e privadas.

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Publicado

08/05/2024

Cómo citar

Jogos de linguagem e neodocumentalismo: algumas relações. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 2, p. e-6935, 2024. DOI: 10.21728/logeion.2024v10n2e-6935. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6935.. Acesso em: 3 jul. 2024.